As autoridades sanitárias estão apurando dois novos casos suspeitos de gripe aviária, localizados nos estados de Tocantins e Santa Catarina. As investigações foram divulgadas após a confirmação do primeiro foco da doença em uma criação comercial no Brasil, registrado no município de Montenegro (RS).
Em Tocantins, a suspeita envolve uma granja comercial em Aguiarnópolis. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec) informou que aves com sinais de enfermidade foram detectadas durante uma inspeção realizada na manhã de sexta-feira (16/5) em um frigorífico de frangos de corte. A unidade é fiscalizada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que classificou a apuração como uma ação de rotina, seguindo os protocolos sanitários vigentes.
As amostras coletadas foram enviadas no mesmo dia ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), para análise específica de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. A propriedade foi interditada preventivamente, e a ficha sanitária do frigorífico foi bloqueada, impedindo o abate e a comercialização de aves até a conclusão da investigação. O resultado dos exames laboratoriais está previsto para segunda-feira (19/5). O caso já consta no painel do Ministério da Agricultura como investigação em andamento.
Suspeita em Santa Catarina
Outro caso suspeito também está sendo investigado em uma criação comercial no município de Ipumirim (SC), conforme apontou o painel do Ministério da Agricultura na noite de domingo (18/5).
Além desses, o painel indicava mais quatro focos sob análise em criações de subsistência, localizados nos municípios de Triunfo (RS) — vizinho a Montenegro —, Brasilândia (MT), Graciosa Cardoso (SE) e Salitre (CE).
Se confirmados, os casos em aves de subsistência não impactam o comércio internacional de aves do Brasil. Até o momento, o único foco confirmado de influenza aviária de alta patogenicidade em criação comercial no país é o de Montenegro. Já foram registrados 164 focos em aves silvestres e três em criações de subsistência.
Por Portal Meio News.