As autoridades sanitárias do Vietnã autorizaram um novo frigorífico de Mato Grosso do Sul a exportar carne bovina com osso e desossada.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a liberação ocorreu após a conclusão da avaliação técnica feita no Brasil.
Além da unidade sul-mato-grossense, o Vietnã habilitou outros três frigoríficos brasileiros: dois em Rondônia e um no Tocantins. Em 2025, o país já havia aprovado três plantas de Goiás e uma de Mato Grosso.
Com as novas autorizações, o Brasil passa a ter oito estabelecimentos aptos a exportar para o mercado vietnamita, o que dobra a capacidade atual de oferta.
O mercado vietnamita de carne bovina foi aberto no ano passado, após anos de negociação. As conversas realizadas durante a missão oficial do presidente Lula a Hanói ampliaram o diálogo entre os dois países e abriram espaço para a entrada de novos produtos brasileiros no comércio exterior.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/C/E/zrLhToQCS8FsuzCeFaQA/design-sem-nome-87-.jpg)
Por Nadine Lopes, Thauana Luares, g1 MS e TV Morena.


















