Iniciativa da CNA fortalece sindicatos e produtores na correção do Cadastro Ambiental Rural
Nesta quinta-feira, 24 de abril, será lançado em Palmas (TO) o Projeto RetifiCAR, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e a Fundação Natureza do Tocantins (NATURATINS).
O lançamento ocorrerá às 9h, na sede da FAET, localizada na ACNO 01, 103 Norte, Rua NO 05, Conj. 04, Lote 38, Palmas/TO.
O projeto tem como objetivo fortalecer os sindicatos rurais para que possam auxiliar os produtores nas retificações dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) — etapa fundamental para dar continuidade à regularização ambiental das propriedades, conforme previsto no Código Florestal Brasileiro.
O CAR é uma exigência legal para todos os imóveis rurais do país e reúne informações sobre as áreas de preservação permanente, reserva legal, vegetação nativa, uso consolidado e áreas produtivas. Quando preenchido de forma incorreta, o cadastro pode gerar entraves na regularização ambiental e no acesso a políticas públicas e crédito rural.
Com o RetifiCAR, espera-se acelerar a correção de inconsistências e promover maior segurança jurídica e ambiental para os produtores do Tocantins. A ação reforça o papel estratégico dos sindicatos rurais como agentes de apoio técnico e aproxima os produtores das exigências legais de forma mais eficiente e acessível.
O evento é realizado pela CNA, com apoio da FAET/SENAR, SEMARH e NATURATINS.
Com informações do Senar.