Evento promovido pela Caixa Econômica, terá palestra que apresentará impactos do programa e estratégias para ampliar o acesso ao crédito no campo
Lançado em dezembro de 2024, o projeto-piloto do Pronaf B já resultou em 4.075 operações contratadas, totalizando R$ 50 milhões em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A iniciativa é coordenada pela Caixa Econômica Federal e conta com a atuação estratégica da Cactvs, instituição de pagamento credenciada pela Caixa para operacionalizar o programa Conquista+. Para marcar esse avanço e traçar os próximos passos da expansão do crédito no campo, a Caixa Econômica Federal promove nesta terça-feira(27), um encontro na sua Superintendência em Esperantina.
Desde o lançamento do projeto-piloto na região, em dezembro de 2024, já foram firmadas 4.075 operações, totalizando R$ 50 milhões em crédito liberado. O Pará lidera com 47% dos contratos, seguido por Amazonas (23%), Acre (18%), Amapá (8%), Roraima (2,4%) e Tocantins (2%).
“Os resultados expressivos do Pronaf B na Região Norte demonstram a força da agricultura familiar e das atividades produtivas locais, como a pesca artesanal. Nosso desafio, agora, é ampliar ainda mais esse alcance, com apoio técnico, crédito acessível e uma estratégia territorial que atenda às especificidades de cada estado da região”, afirma José Roberto, diretor de Microfinanças da Cactvs.
Além da apresentação institucional, o encontro tem como segundo objetivo construir uma agenda de atuação para levar o microcrédito a todas as regiões representadas, consolidando o papel do programa como ferramenta de desenvolvimento regional, combate à pobreza rural e estímulo à permanência produtiva no campo e na pesca.
Por Assessoria.