Vendas animam o setor que vive uma boa fase e projeção de crescimento até o final do ano
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), as vendas de máquinas agrícolas dispararam no mês de maio. Os dados revelaram um faturamento de R$ 6,5 bilhões, um aumento de mais de 30% na comparação anual. Com esse resultado do mês de maio, impulsionou o valor acumulado do ano e fez a indústria acreditar em um 2025 melhor do que o previsto até então.
A expectativa inicial era de que o segmento crescesse 8% em vendas neste ano. Agora, a Abimaq já vê possibilidade de 9% de aumento se o desempenho continuar positivo nos próximos meses. E uma das modalidades que continua crescendo e trazendo boas soluções para os produtores rurais é o consórcio de veículos pesados e máquinas agrícolas.
De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o volume de crédito liberado por meio de consórcios de veículos pesados, como máquinas agrícolas, caminhões e retroescavadeiras, cresceu 39,9% no primeiro bimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Estamos vivendo um bom momento do mercado nacional. O produtor brasileiro está retomando a confiança, investindo em tecnologia e renovando sua frota com foco em eficiência“, avalia Fernando Lamounier, educador financeiro e sócio e diretor da Multimarcas Consórcios. “Essa movimentação crescente na busca por consórcios tem colaborado para colocar o país cada vez mais nas grandes potências globais em termos de volume e sofisticação“.
Esse avanço ocorre em um cenário de previsão de crescimento de 5% no PIB do agronegócio, conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e de manutenção da taxa Selic em patamares elevados, estimada em cerca de 15% ao longo do ano, de acordo com análises do Itaú Unibanco. A estimativa aponta para o encarecimento do crédito rural tradicional, o que deve impulsionar a busca por alternativas, como os consórcios, especialmente entre pequenos e médios produtores.
Por Press FC.