Um animal silvestre foi resgatado de um incêndio florestal em Paraíso do Tocantins com queimaduras pelo rosto e patas. O bichinho conseguiu fugir da mata e recebeu água e cuidados do vendedor Jacks Santos Silva, de 30 anos, que filmou a ação e postou nas redes sociais.
“Vimos o fogo e saímos na porta da loja para olhar. Eu vi ele correndo, saindo do meio do fogo para o asfalto em busca de refúgio. Coloquei em outra área mais tranquila e busquei água para ele. Estava com os olhos queimados, o focinho e as patas”, relata.
O incêndio aconteceu em frente à loja de peças automotivas em que o vendedor trabalha, no setor Interlagos, por volta das 10h30 de segunda-feira (9) e já foi controlado pelo Corpo de Bombeiros com apoio dos brigadistas. A área incendiada fica próximo a algumas casas, mas não atingiu construções.
O animal é um preá, pequeno roedor da família dos caviídeos, “primo” dos porquinhos-da-índia. Um adulto mede cerca de 25 cm de comprimento e pesa 380 gramas. De acordo com Jacks havia outro da mesma espécie, mas fugiu antes de ser resgatado.
Vendedor resgatou animal silvestre de incêndio florestal em Paraíso do Tocantins — Foto: Acervo Pessoal
A imagem do animalzinho tomando água com o focinho queimado comoveu os internautas. “Que tristeza meu Deus, os animais pagam pelos erros dos humanos”, comentou uma mulher. “Dói o coração só de ver isso”, diz outro comentário.
Conforme os bombeiros, na mesma ação foi feito o resgate de uma cutia com as patas queimadas. Os animais foram entregues ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para passarem por exames e e receberem maiores cuidados.
Preá teve queimaduras nas patas e no rosto durante incêndio em Paraíso do Tocantins — Foto: Arquivo Pessoal
De acordo com os bombeiros, no local do incêndio havia muito lixo e folhas secas, mas o relatório da ocorrência não aponta indícios de crime. O Tocantins vive um período de intensa estiagem, baixa umidade do ar e temperaturas elevadas. A combinação desses fatores tem favorecido queimadas em várias regiões do estado.
Por conta disso, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) decretou situação de emergência por causa do grande número de incêndios florestais registrados nas últimas semanas. O decreto ficará em vigor pelo prazo de 180 dias (seis meses).
Impacto no turismo
Diversos pontos turísticos do Tocantins registraram queimadas. Nos últimos dias o fogo atingiu as proximidades das Dunas do Jalapão, Lagoa da Serra, Rio Azuis e até povoados em Mateiros. Somente na primeira semana de setembro, entre os dias 1ª e 5, foram registrados 1.432 focos de incêndio no estado.
A destruição da vegetação desses pontos preocupa pelo impacto que causa no meio ambiente e consequentemente no turismo ecológico no Tocantins.
Na última quarta-feira (4), os visitantes também foram surpreendidos com a proibição de turistas nas Dunas do Jalapão, devido aos incêndios florestais que aconteceram nas proximidades, na Serra do Espírito Santo. O local foi reaberto no sábado (7), após o controle das chamas.
Incêndios na região das Dunas do Jalapão fizeram atrativo ser fechado — Foto: Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
Por Brenda Santos, g1 Tocantins.