Atividade fez parte do projeto “Praia Limpa, Praia Brilhante” e reuniu cerca de 50 crianças em oficinas de pintura e conversa sobre reciclagem
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – participou neste sábado (19) de uma ação de educação ambiental promovida pela prefeitura de Palmeirante (TO), por meio do projeto “Praia Limpa, Praia Brilhante”, durante a Temporada de Praia 2025. A atividade ocorreu na Praia das Palmeiras e contou com uma oficina lúdica voltada para cerca de 50 crianças da comunidade.
Convidada pela Secretaria Municipal de Turismo, a VLI marcou presença pelo terceiro ano consecutivo na temporada de praia da cidade, por meio do Programa Atitude Ambiental e da Gerência de Relacionamento Institucional e Governamental. Durante a oficina, foram realizadas atividades de pintura com ilustrações relacionadas à separação correta de resíduos e à importância da reciclagem. As crianças também participaram de uma roda de conversa conduzida pelo Analista Ambiental, Hainer Amorim, e pelo Analista de Relacionamento Institucional da VLI, Fernando Ferreira, que abordaram temas como descarte adequado de lixo e preservação ambiental.
Durante toda a temporada de praia, as crianças que entregam materiais recicláveis à organização da ação recebem um passaporte que dá acesso aos brinquedos instalados na Praia das Palmeiras, reforçando a importância da reciclagem com uma abordagem educativa e divertida.
“Essa é uma oportunidade de fortalecer os laços com a comunidade e, ao mesmo tempo, despertar desde cedo a consciência ambiental nas novas gerações. Atitudes simples, como o descarte correto de resíduos, podem gerar impactos positivos duradouros. Contribuir com esse processo é parte do compromisso da VLI com o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua”, destacou Fernando Ferreira.
O Programa Atitude Ambiental é uma iniciativa que visa promover a conscientização e ações práticas para a preservação ambiental em diversas localidades. A VLI acredita que a educação ambiental é fundamental para a construção de uma sociedade mais sustentável e, por isso, trabalha em parceria com diversas entidades e instituições para desenvolver projetos que envolvam a comunidade local.
A VLI no Tocantins
A VLI opera no Tocantins por meio do Corredor Norte, que une Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís. O trajeto é percorrido por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem. A estrutura do corredor inclui três terminais intermodais, em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Nesses locais, a carga trazida por caminhões é carregada nas composições da companhia. Pelo Corredor Norte são transportadas cargas como grãos (milho e soja), fertilizantes e combustíveis, entre outros produtos.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A companhia está entre as 50 melhores empresas para trabalhar no país, reconhecimento concedido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). E, por cinco anos consecutivos, a VLI está entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação.
Por Precisa Assessoria.