Projeto Amigos do Rio reuniu mais de 200 voluntários e contou com apoio de colaboradores da Energisa
Em Peixe, no sul do Estado, cerca de 20 toneladas de resíduos foram recolhidas do Rio Tocantins durante a 19ª edição do Projeto Amigos do Rio, realizada neste último domingo, dia 31. A ação, promovida pelo município em parceria com a Energisa Tocantins, reuniu cerca de 280 voluntários para a limpeza das margens do Rio Tocantins, evitando que os resíduos causem poluição ao serem levados para dentro do leito durante o período chuvoso.
No local, os voluntários recolheram uma série de resíduos como cadeiras de ferro, garrafas PET, churrasqueiras, grelhas e grades, ferragens de construção, sacolas plásticas, pneus, e até um botijão de gás de 5 kg.
Entre os voluntários, a supervisora de equipes de campo da Energisa em Peixe, Jéssica Nogueira, participou da ação pelo segundo ano consecutivo.
“Estar ali, diretamente envolvida na limpeza, é mais do que uma ação ambiental, é um reforço real do nosso compromisso com a sustentabilidade e com o futuro do planeta. O sentimento é de dever cumprido e ver o engajamento da comunidade, sentir o impacto positivo dessa iniciativa renova a esperança de que estamos no caminho certo”, afirma.
O técnico de redes e linhas da Energisa em Gurupi, Tiago Bezerra de Souza, participou da ação pela primeira vez neste domingo, mas já conhecia a região antes.
“Já tive a oportunidade de fazer ações de reflorestamento na Beira Rio em Peixe, mas até então nunca tinha participado da limpeza em si. A quantidade de lixo recolhido foi impressionante. Além da coleta, também levamos mensagens de sustentabilidade e conscientizamos as pessoas sobre a destinação correta do seu próprio lixo. Foi bem gratificante”.
Esta é a quarta edição em que o projeto Amigos do Rio conta com o apoio da Energisa Tocantins, parceria que contribui para a proteção do ecossistema do Estado. “As parcerias com empresas privadas, como a Energisa, são fundamentais, pois, embora a ação seja organizada pela Prefeitura Municipal, trata-se de um projeto voluntário que busca envolver toda a população, incluindo a iniciativa privada e os órgãos públicos”, destaca a Secretária de Meio Ambiente, Saneamento Básicos e Recursos Hídricos de Peixe, Angélica Alves de Sousa.
Por Ascom Energisa Tocantins.