Foi lançado oficialmente, esta semana, no auditório do Hotel Relicário, o V Leilão Direito de Viver, uma iniciativa beneficente em apoio ao Hospital de Amor. O evento reuniu dezenas de voluntários e apoiadores da causa, que reforçaram seu compromisso com a saúde oncológica gratuita e de qualidade no Tocantins.
Durante o lançamento, foram exibidos vídeos institucionais que apresentaram o trabalho desenvolvido pelo Hospital de Amor, com destaque para o andamento das obras da nova unidade hospitalar em Palmas, que trará mais acesso e dignidade aos pacientes da região.
O leilão solidário acontecerá no dia 30 de novembro, no Tatersal do Parque de Exposições Dair José Lourenço, e tem como objetivo arrecadar fundos para a finalização da obra do hospital em Palmas.
Números de Amor
O Hospital de Amor de Barretos (SP), referência nacional no tratamento humanizado de pessoas com câncer, realizou 2.033.894 atendimentos durante o ano de 2024. Desse total, 128.452 atendimentos foram destinados a pacientes do Tocantins.
Na cidade de Araguaína, a unidade do hospital realiza, em média, 120 atendimentos por dia, por meio da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia).
Além disso, o Hospital de Amor mantém mais duas unidades de atendimento no município:
O Centro Especializado em Reabilitação (CER), que atende quatro modalidades de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual, realizando cerca de 1.000 atendimentos por mês. O CER também abriga a primeira oficina de prótese e órtese articulada do estado.
O Instituto de Prevenção, que, junto com a unidade móvel do hospital, já realizou 25.133 mamografias focadas no diagnóstico precoce, até 2024.
Depoimentos emocionam o lançamento
Durante o evento, o coordenador do projeto, Dr. Leonardo Blanck, destacou a importância do gesto de doar e a força dos voluntários na mobilização da sociedade:
“Temos feito leilões a cada dois anos. Achei que faríamos novamente somente em 2026. Após o câncer tirar um grande amigo, imaginei que não daria conta de realizar o leilão na ausência dele. Mas não dá pra ser egoísta diante dos dados apresentados.
A gente tem gratidão em saber que cada coisa doada é revertida em quimioterapia, radioterapia, atendimentos na Carreta do Amor… Quantas pessoas são salvas com essas ações!
Vamos fazer esse leilão em prol de tudo isso. Nós não estudamos para tratar os pacientes, mas podemos viabilizar o tratamento por meio das doações.”
Parceiro da ação, o Sindicato Rural de Araguaína também marcou presença no lançamento. O presidente da entidade, Wagner Borges, reforçou a união entre o setor agropecuário e o compromisso social do projeto:
“Eu estive no CER e vi a importância daquele lugar para tantas pessoas. Muitos nem sabiam que existia um atendimento como aquele em Araguaína. Além do tratamento contra o câncer, o hospital oferece reabilitação e entrega próteses para pacientes amputados.
Quero agradecer a todos os colaboradores, e a cada pessoa que puder trazer mais gente para doar. Pensemos por um momento: o produtor rural faz a parte dele. Mas é preciso mostrar o que é o agro, o que é o produtor rural, e o quanto ele está integrado com o bem-estar da população.
Essa causa é de todos nós. Tenho certeza de que esse leilão será o maior de todos os tempos!”
Como doar
As doações para o leilão já estão sendo arrecadadas pelas equipes de voluntários.
Quem quiser colaborar pode entregar os itens diretamente na Secretaria do Sindicato Rural de Araguaína ou entrar em contato pelo telefone:
(63) 9 9919-7031
Por