quarta-feira, 24 de dezembro de 2025.
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • VÍDEOS
  • ARTIGOS
  • CONTATO
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Instalação de Plugin : Ícone do carrinho precisa WooCommerce plugin para ser instalado.
  • Login
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
Sem resultados
Ver todos resultados
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Agricultura

Congresso Andav: Agro tem papel estratégico na retomada da economia brasileira

por Yuri Felipe Sousa - Jornalista
em: 08/08/2025 08:36
Cat.: Agricultura
A A
Congresso Andav: Agro tem papel estratégico na retomada da economia brasileira

Economista Ricardo Amorim ministra palestra de encerramento no Congresso Andav 2025. (Foto: FD fotografia).

CompartilharCompartilhar

O agro tem papel estratégico na retomada da economia brasileira. “Temos vantagens ambientais, climáticas e tecnológicas para produzir mais e melhor. O agro passou por dificuldades nos últimos anos, mas há uma virada no horizonte, com mais produção e maior demanda vinda da China e da Europa”, analisou o economista Ricardo Amorim, presidente da Ricam Consultoria, durante o Congresso Andav 2025, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que se encerrou nesta quinta-feira, dia 7 de agosto.

Para Amorim, o agronegócio está próximo de um novo ciclo positivo, impulsionado por demanda externa e avanços na produtividade. “A agroeconomia não é apenas um pilar do presente, mas o motor do futuro brasileiro”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM

23 lotes de café são recolhidos após irregularidades identificadas pelo Ministério da Agricultura

Presidente da Aprosoja Brasil aponta soja como base da economia do Tocantins

A previsão é que a economia brasileira se acelere no ano que vem, com queda da inflação, apesar dos efeitos negativos imediatos decorrentes do tarifaço do Trump. A economia em geral segue ciclos de 5 a 7 anos, e utilizando indicadores históricos de crescimento do PIB, desemprego, população ocupada, ele analisou que o Brasil está em um ciclo ascendente, com a economia nacional, pelo quinto ano consecutivo, crescendo mais do que os economistas preveem.

Além disso, o preço de commodities e os ganhos de produtividade no agro neste século, colocam o Brasil em posição de destaque no cenário internacional. “O desempenho da economia brasileira é regido por ciclos, com altos e baixos. E estamos, agora, num ciclo de alta. Nos últimos quatro anos, nunca se criou tanto emprego no Brasil, e isso se deve aos investimentos feitos durante esse período”, avaliou.

Ele abordou também os reflexos das políticas comerciais dos Estados Unidos, afirmando que a taxação sobre produtos estrangeiros terá efeito negativo para os próprios americanos. “O produto importado vai ficar mais caro para o americano e a taxa de juros americana vai subir”, disse o economista, que acrescentou que os impactos do tarifaço devem ser sentidos de forma regionalizada, inclusive no Brasil.

Amorim, por fim, definiu o Brasil como o país mais propício a receber investimentos externos, pois desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, as tensões mundiais foram intensificadas e dentre os países com características atrativas, o único em desenvolvimento com grande mercado consumidor é o Brasil.

Crédito na distribuição

Soluções financeiras e estratégias para ampliar o acesso ao crédito no agro foi o assunto no Congresso Andav 2025. O consultor André Pessoa elencou três pontos principais característicos do momento atual: elevado grau a alavancagem do produtor rural, taxa de juros asfixiante e incompatível com o retorno normal dos negócios, e margens do segmento primário (produtor rural) em patamares muito baixos, principalmente em grãos, mesmo a safra 2024-2025 tendo sido melhor do que o programado. “O cenário exige que o produtor se dedique à gestão financeira de seu negócio, da mesma forma que os distribuidores e os demais atores já fazem”, disse.

Filipe Paiva, sócio-fundador da Unibarter (Grupo Uniagro) agregou insegurança jurídica, recuperações judiciais, guerras e outros eventos que ampliam a incerteza dos investidores.  Lembrou, ainda, que a entrada do agro no mercado de capitais começou pelas indústrias, que incentivaram os distribuidores. Alertou, também, que a captação no mercado de capitais exige gestão de risco, conhecimento sobre a forma como o produtor comercializa, governança, uso de ferramentas, liquidez, tecnologia, aperfeiçoamento dos processos, valorizar e escutar os profissionais de crédito.

Do mesmo modo, Moacir Teixeira, sócio-fundador da Ecoagro, frisou que o casamento do mundo do agro com o mercado de capitais tem potencial de crescimento. Para ele, a capitalização deve ser feita via distribuidor de insumos, pois é o melhor canal de comunicação para o pequeno produtor rural e recomenda: “Tudo depende de gestão, pois os prazos do mercado de capitais são mais longos do que os de custeio, exigindo planejamento”, comentou.

Levar gestão ao produtor rural também é uma necessidade alinhada por Carlos Aguiar Neto, diretor de Agronegócios do Banco Santander. “Em um cenário de juros altos, novo IOF e alavancagem elevada, os problemas não são resolvidos com prazos mais longos. O prazo que é dado é para que possa ser planejada a desalavancagem. Por isso, quem está alavancado, precisa se organizar para resolver esse problema”, ponderou.

Governança sustentável: o alicerce do futuro das organizações

Durante o Congresso Andav 2025, Celso Ienaga, sócio da Dextron Consulting, reforçou a urgência da governança sustentável como eixo central para o futuro das organizações. “Quem não cuida da governança hoje, terceiriza seu futuro”, afirmou.

Para Ienaga, a governança não é apenas um conjunto de regras ou estruturas de controle, mas um compromisso contínuo com responsabilidade, transparência e visão de longo prazo. “Falta de planejamento e governança, crescimento desenfreado sem estratégia, estrutura de capital inadequada podem levar a quebra da empresa”, analisou.

As empresas que remodelaram seus processos com base em decisões estruturadas, dados, princípios ESG (ambiental, social e governança), melhoraram seus resultados e ganharam relevância diante de investidores e da sociedade. “A governança sustentável não é apenas uma estrutura organizacional, mas uma jornada de transformação que conecta propósito, longevidade e geração de valor, fortalecendo toda a cadeia do agronegócio”, finalizou Ienaga.

O Congresso Andav 2025 foi realizado de 5 a 7 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, reunindo mais de 250 marcas nacionais e internacionais e mais de 17,5 mil profissionais.

SOBRE OS ORGANIZADORES

Andav

A Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários há 35 anos representa o Distribuidor de Insumos Agropecuários e atualmente reúne mais de 3.800 unidades comerciais de todas as regiões do Brasil, responsáveis por levar as boas práticas ao campo e acima de tudo zelar pelo bom funcionamento da cadeia produtiva, ao estender conhecimento, produtos, serviços e tecnologia.

Por Mecânica Comunicação.

Tags: AgriculturaAgronegócioCongresso AndavEconomia
Anterior

APROSOJA TOCANTINS orienta produtores sobre como agir diante de incêndios florestais

Próximo

SRA se une a produtores, gestores e líderes da região do Bico do Papagaio e debatem impactos do ZEE-TO em reunião realizada em Tocantinópolis 

Yuri Felipe Sousa - Jornalista

OUTRAS MATÉRIAS

23 lotes de café são recolhidos após irregularidades identificadas pelo Ministério da Agricultura
Agricultura

23 lotes de café são recolhidos após irregularidades identificadas pelo Ministério da Agricultura

23/12/2025
Mauricio Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, avalia pedido dos EUA para que China amplie importação de soja
Agricultura

Presidente da Aprosoja Brasil aponta soja como base da economia do Tocantins

23/12/2025
Consumidores devem ficar atentos ao selo de inspeção na compra de alimentos de origem animal para o Natal
Agricultura

Consumidores devem ficar atentos ao selo de inspeção na compra de alimentos de origem animal para o Natal

23/12/2025
PRF intercepta caminhão com carga de milho e apreende quase meia tonelada de cocaína no norte do Tocantins
Agricultura

PRF intercepta caminhão com carga de milho e apreende quase meia tonelada de cocaína no norte do Tocantins

22/12/2025
Produtores afetados por eventos climáticos terão R$ 5,2 bilhões em crédito aprovado pelo BNDES
Agricultura

Produtores afetados por eventos climáticos terão R$ 5,2 bilhões em crédito aprovado pelo BNDES

22/12/2025
Caravana do Agro Exportador e novo plano fortalecem presença do Tocantins no mercado internacional
Agricultura

Anec eleva projeção e consolida recorde das exportações brasileiras de soja em 2025

19/12/2025
Próximo
SRA se une a produtores, gestores e líderes da região do Bico do Papagaio e debatem impactos do ZEE-TO em reunião realizada em Tocantinópolis 

SRA se une a produtores, gestores e líderes da região do Bico do Papagaio e debatem impactos do ZEE-TO em reunião realizada em Tocantinópolis 

Criminosos invadem fazenda, roubam veículos e fazem família refém, diz polícia

Criminosos invadem fazenda, roubam veículos e fazem família refém, diz polícia

Desmatamento no Cerrado recua após 4 anos de alta, mas cresce levemente na Amazônia

Desmatamento no Cerrado recua após 4 anos de alta, mas cresce levemente na Amazônia

+ LIDAS

Confira a programação da Expoara 2024

Confira a programação da Expoara 2024

23/06/2025
Filho de ex-prefeito é assassinado a tiros durante assalto em fazenda; criminosos fogem com carros e reféns

Filho de ex-prefeito é assassinado a tiros durante assalto em fazenda; criminosos fogem com carros e reféns

24/10/2025
Endividado, megaprodutor do Tocantins paralisa pagamento aos credores

Endividado, megaprodutor do Tocantins paralisa pagamento aos credores

23/06/2025
Calendário de eventos agro no Tocantins: Confira as principais feiras, exposições e festas ao longo de 2025

Calendário de eventos agro no Tocantins: Confira as principais feiras, exposições e festas ao longo de 2025

30/06/2025
Confira a programação da 49ª Expo Gurupi

Confira a programação da 49ª Expo Gurupi

23/06/2025

LEIA TAMBÉM

Operação do Ibama resulta na apreensão de 7 mil bovinos e R$ 49 milhões em multas

Operação do Ibama resulta na apreensão de 7 mil bovinos e R$ 49 milhões em multas

29/08/2025
APROSOJA TOCANTINS celebra 12 anos de atuação com Jantar do Agricultor e reúne cerca de mil convidados em Palmas

APROSOJA TOCANTINS celebra 12 anos de atuação com Jantar do Agricultor e reúne cerca de mil convidados em Palmas

04/08/2025
Troca de geladeiras e lâmpadas: Aragominas, Taipas e Araguaína recebem o projeto Nossa Energia nesta semana

Troca de geladeiras e lâmpadas: Aragominas, Taipas e Araguaína recebem o projeto Nossa Energia nesta semana

23/06/2025
Mais de 1,3 milhão de raios e 92 postes derrubados: balanços mostram importância de cuidados dos tocantinenses com a rede elétrica 

Mais de 1,3 milhão de raios e 92 postes derrubados: balanços mostram importância de cuidados dos tocantinenses com a rede elétrica 

23/06/2025

SOBRE

Tocantins Rural
Tocantins Rural

O objetivo desse site é fazer com que o produtor, o lojista, o pesquisador e o investidor fiquem bem informados sobre o que acontece no Tocantins quando o assunto é agronegócio e agricultura familiar.

EDITORIAS

  • Agricultura
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Estadual
  • Inovação
  • Meio Ambiente
  • Nacional
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Política

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Acervo
  • Média Kit
  • Contato

ATENDIMENTO

Segu-Sex: 08h-18h
(63) 98447-6190
[email protected]

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Artigos
  • Destaques
  • Inovação
  • Estadual
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Nacional
  • Vídeos

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.