Identidade visual conquista o bronze no WOLDA 2025, na Alemanha
O selo comemorativo de 100 anos da Frísia Cooperativa Agroindustrial conquistou o prêmio bronze no WOLDA 2025 (Worldwide Logo Design Award), uma das mais importantes premiações internacionais de design de marca. Realizado na Alemanha e reconhecido pelo rigor técnico e pela alta competitividade, o WOLDA reúne projetos de excelência de 23 países e destaca, anualmente, os melhores trabalhos mundiais em logotipos e identidade corporativa. Na 16ª edição, a marca “Frísia 100 Anos” foi escolhida na categoria Logo New – The Americas, reafirmando sua originalidade e força simbólica.
Para Sabrina Morello, coordenadora de Marketing e Cooperativismo da Frísia, o prêmio reforça o que o projeto representa para a história da cooperativa. “O reconhecimento dá ainda mais sentido ao que o plano do Centenário representa para nós. O selo dos 100 anos nasceu de um processo muito cuidadoso: ouvimos cooperados e colaboradores para entender o que realmente faz a Frísia ser Frísia. E isso aparece na marca. Ela não é só comemorativa, ela é um símbolo que honra as nossas raízes, valoriza o que construímos no presente e reforça o olhar de futuro da cooperativa. É por isso que ele tem tanta força: não é algo genérico, é uma identidade profundamente conectada com a nossa história e com as pessoas que fazem parte dela”, destaca Morello.
O reconhecimento também foi celebrado na agência Brainbox Design, responsável pela criação do selo. Segundo Ludger Tamaoki, CEO da agência, o WOLDA chancela a qualidade e a singularidade da proposta. “É ótimo ver a versatilidade e a originalidade da marca de 100 anos da Frísia serem reconhecidas em um prêmio do nível do WOLDA. A Frísia confiou em nosso trabalho para transformar essa celebração em uma identidade visual que alcançou reconhecimento global”, conta.
Lançado em agosto de 2024 para marcar o centenário da cooperativa – a mais antiga de produção do Paraná e a segunda do Brasil -, o selo “Frísia 100 Anos” foi desenvolvido para traduzir, em uma única composição, passado, presente e futuro. O número “100”, construído a partir das cores institucionais, carrega três símbolos que narram a jornada cooperativista.
O “1” representa o passado: as raízes, o esforço e a dedicação dos pioneiros que iniciaram a trajetória cooperativa. O primeiro “0” simboliza o presente: o movimento contínuo, o crescimento e a força atual da Frísia, evidenciando resiliência e compromisso diário com a excelência. Já o segundo “0”, o maior, aponta para o futuro: os horizontes que se expandem, as novas possibilidades e a preparação constante para as próximas gerações.
Sobre a Cooperativa Frísia
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga de produção do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRÍSIA). Sua trajetória se confunde com a do cooperativismo brasileiro, em que a união, o trabalho e a organização promovem resultados sustentáveis aos cooperados, colaboradores, parceiros e sociedade, sempre aplicando os sete princípios cooperativistas. A Frísia nasceu em Carambeí (PR), em 1925, como Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, onde está localizada a matriz. Atualmente, está presente em 11 municípios dos Campos Gerais paranaense e possui unidades em três cidades do Tocantins, estado onde começou as atividades em 2016. São mais de mil cooperados e mais de 1,2 mil colaboradores que fazem da Frísia uma das maiores cooperativas do Brasil, com atividades nos segmentos de grãos, lácteos, florestas, rações, sementes e proteína animal. Mesmo inovadora e atualizada às rápidas mudanças no campo, a Frísia mantém a sua essência traduzida em “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”! Saiba mais em frisia.coop.br.
Por Assessoria de imprensa da Cooperativa Frísia/PG1.


















