A Gerência do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+TO), coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 11, para planejar as ações do programa para o período de 2026 a 2030. O encontro ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), em Palmas.
Durante a reunião, a gerente do Grupo Gestor, Marla Guedes Cordeiro Carvalho, apresentou os avanços obtidos, as conquistas recentes e as metas que devem ser executadas nos próximos anos no Tocantins. Entre as ações destacadas estão a ampliação dos sistemas irrigados, o manejo de resíduos e dejetos animais e novas metodologias de aplicação previstas no âmbito do ABC+TO.
O Tocantins trabalha para aderir às oito metas de execução do Plano ABC nacional. Diversas delas já estão em implantação no estado, como a recuperação de pastagens degradadas, o sistema de plantio direto, o fortalecimento da produção de hortaliças e grãos, além da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e dos sistemas agroflorestais, iniciativas que colocam o Tocantins como referência nacional em agricultura de baixa emissão de carbono.
Segundo Marla Guedes, o encontro teve como objetivos alinhar e reforçar as ações do plano, incluindo o calendário de 2026. “Vamos detalhar as atividades previstas, entre elas as reuniões ordinárias. O grande foco é finalizar o PAE [Plano de Ação Estadual] do ABC+TO e consolidar as metas que pretendemos atingir até 2030, com base nas contribuições do grupo”, afirmou.
O assessor técnico da Faet, Luiz Cláudio Farias, destacou o compromisso do Estado com a produção agropecuária sustentável. “A reunião é parte do planejamento estratégico das instituições envolvidas, todas focadas na agricultura de baixo carbono. A intenção é dar continuidade aos trabalhos em assistência técnica, capacitação, pesquisa e defesa agropecuária”, ressaltou.
O Grupo Gestor do Plano ABC+TO é formado por 26 representantes de instituições públicas e privadas.
O assessor técnico da Faet, Luiz Cláudio Farias afirmou que a reunião discute estratégias para serem seguidas nos próximos anos – Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Por Elmiro de Deus/Governo do Tocantins.


















