O Sistema FAET/Senar realizou, na manhã desta quinta-feira, o 2º Congresso do Senar, no Kazara Eventos, em Palmas, reunindo colaboradores, técnicos, instrutores, supervisores, sindicatos rurais e integrantes do Sistema CNA.
O encontro marcou um momento de alinhamento, reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido ao longo do ano em todo o Tocantins.
O presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, começou agradecendo a quem faz o Sistema FAET/Senar acontecer “nossos colaboradores, técnicos de campo, instrutores e cada sindicato rural do Tocantins. É o trabalho de vocês, lá na ponta, que transforma resultado…”
O Congresso contou com a participação do Dr. Gedeão Silveira, Vice presidente da CNA, que trouxe reflexões sobre a força do agro brasileiro e o potencial de crescimento do Tocantins.
“O Tocantins tem dimensões continentais e uma grandeza de oportunidades. O agro é o setor mais importante do país e o futuro da produção de alimentos passa por regiões como esta”, ressaltou.
A superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, reforçou que o Congresso é resultado direto do trabalho realizado diariamente no campo.
“O Congresso não começa hoje. Ele começa em cada atendimento, em cada curso, em cada visita técnica, em cada município. É o reflexo do trabalho de todos que fazem o Sistema chegar até o produtor rural”, afirmou. Estamos reunidos como Sistema. Pessoas diferentes, com o mesmo propósito: transformar vidas por meio do conhecimento”, destacou.
Durante o evento, o diretor-geral do Senar Nacional, Daniel Carrara, ressaltou a importância de estar próximo da base e reconheceu o trabalho desenvolvido no Tocantins.
“É na base que a gente sente a verdadeira energia do Senar. Aqui vemos, de forma concreta, o impacto das ações na vida das pessoas. O Senar é hoje referência nacional em assistência técnica, formação profissional e promoção social”, afirmou.
Carrara também destacou os números expressivos da instituição, lembrando que o Senar alcançou mais de 500 mil produtores no último ano e atende, anualmente, cerca de 800 mil pessoas em cursos de formação profissional rural em todo o país.
A programação da manhã teve como destaque a palestra “Mais propósito, mais resultado”, ministrada pelo consultor Daniel Keller, autor do livro “Antes de tudo, as pessoas”.
A palestra abordou temas como liderança, desenvolvimento de equipes, estratégia e gestão com foco nas pessoas, reforçando a importância do propósito no alcance de resultados consistentes.
Outro momento marcante do Congresso foi a entrega do 1º Prêmio ATeG Tocantins, que reconheceu os melhores trabalhos realizados em 2025 nas cadeias produtivas atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar. A premiação valorizou produtores rurais e técnicos de campo, destacando histórias de sucesso construídas a partir do acompanhamento técnico no campo.
Por Ascom Sistema Faet/Senar.















