Na última segunda-feira, dia 8 de janeiro, uma tragédia ocorreu próximo ao povoado Trevo da Praia, no município de Gurupi, Tocantins. Uma locomotiva da ferrovia Norte-Sul atropelou mais de 10 vacas que atravessavam os trilhos, resultando em danos significativos.
Um residente local registrou em vídeo os animais mortos, após os impactos causados pela colisão. Segundo informações do Portal Atitude de Gurupi, aproximadamente 14 cabeças de gado foram atingidas. O registro do ocorrido revela a gravidade do incidente, destacando os danos provocados pela colisão entre o trem e as cabeças de gado que cruzavam os trilhos.
Empresa
Em nota a assessoria da VLI Logística, empresa responsável pela locomotiva, afirma que o maquinista foi surpreendido pelos animais na linha do trem, acionou os freios de emergência e sinais sonoros para afugentar os animais, mas o “choque foi inevitável”.
Confira a nota na íntegra:
“A VLI confirma que registrou, no último dia 8, um atropelamento de animais no trecho próximo ao povoado do Trevo da Praia, no município de Gurupi (TO). A companhia lamenta o ocorrido e esclarece que o maquinista foi surpreendido pelos animais na linha do trem e que acionou freios de emergência e sinais sonoros, em conformidade com o Regulamento de Operações Ferroviárias, na tentativa de afugentar os animais, mas o choque foi inevitável. A companhia esclarece que o trecho em questão é administrado por outra operadora ferroviária, a quem a VLI deu ciência da ocorrência”.
O Tocantins Rural também entrou em contato com a empresa Rumo Logística, detentora do trecho ferroviário, para pegar um posicionamento sobre o assunto e orientações a produtores rurais locais e aguarda um retorno.