Regime de chuvas e índice de vegetação sustentam bom desempenho das lavouras, com variações na umidade do solo e impactos no milho segunda safra
O monitoramento agrícola dos cultivos de verão indica condições majoritariamente favoráveis para o desenvolvimento da soja nas principais regiões produtoras do país. As informações constam no mais recente Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última sexta-feira (24). O levantamento considera as condições meteorológicas e o Índice de Vegetação (IV) das lavouras entre os dias 1º e 21 de abril.
De acordo com o boletim, os maiores volumes de chuva foram registrados na região Norte e na faixa norte do Nordeste, incluindo áreas do leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba. A maior umidade do solo nessas localidades favoreceu o desenvolvimento das lavouras de grãos.
Na região Norte, os acumulados mais expressivos ocorreram no Pará, no leste do Amazonas e no Amapá. Embora o excesso de chuvas tenha provocado atrasos na colheita da soja no Pará e do arroz no Tocantins, houve impacto positivo sobre o milho segunda safra. Já no interior do Nordeste, a redução das chuvas, típica do período, prejudicou parte dos cultivos na Bahia, no Piauí e no Sertão de Pernambuco. Ainda assim, o cenário geral permaneceu favorável.
No Centro-Oeste e no Sudeste, a umidade do solo se manteve adequada durante a maior parte do período, apesar de uma redução no armazenamento hídrico ao final da janela analisada. Em Mato Grosso, os volumes de chuva foram mais elevados, beneficiando o milho safrinha. Por outro lado, áreas de Mato Grosso do Sul e Goiás apresentaram queda na reserva de água no solo, situação também observada em Minas Gerais e São Paulo, o que pode limitar o desenvolvimento do cereal.
Na região Sul, a irregularidade das chuvas acendeu um alerta, especialmente no Paraná, onde houve restrição hídrica na porção norte. Episódios de chuva intensa em curto período também afetaram a colheita da soja e do arroz no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Apesar disso, o Índice de Vegetação no estado gaúcho ficou acima do registrado em safras anteriores.
De forma geral, o IV aponta bom desempenho das lavouras, com níveis próximos aos observados em ciclos anteriores de soja e milho. O boletim também traz informações sobre o avanço do plantio de algodão e arroz nos principais estados produtores.
As informações completas sobre regime de chuvas e índice de vegetação das safras de verão estão disponíveis na edição de abril do Boletim de Monitoramento Agrícola.
Por Canal Rural.
















