Oleaginosa não foi incluída entre os produtos agrícolas norte-americanos contemplados pelas medidas anunciadas após encontro entre os dois países
Os contratos futuros da soja operaram em queda nesta segunda-feira (28) na Bolsa de Chicago (CBOT), pressionados pela exclusão da oleaginosa das medidas de redução tarifária anunciadas após negociações entre Estados Unidos e China.
A ausência da soja na lista aumentou a cautela do mercado, que acompanhava as recentes negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo na expectativa de possíveis avanços para a commodity.
A relação entre os dois países tem peso importante para o mercado internacional da soja, já que a oleaginosa está entre os principais produtos agrícolas comercializados pelos Estados Unidos com o mercado chinês.
A lista de produtos agrícolas norte-americanos contemplados pela redução de tarifas inclui trigo, milho e sorgo. A soja, no entanto, ficou de fora das medidas divulgadas após a cúpula realizada entre os dois países na semana passada.
A decisão contribuiu para ampliar a pressão sobre as cotações em Chicago, em um movimento também influenciado pela liquidação de posições compradas por investidores.
Na sessão desta segunda-feira, os contratos de soja com vencimento em novembro recuavam 24,75 centavos de dólar, ou 1,87%, negociados a US$ 12,94 1/4 por bushel.
Para janeiro de 2027, a queda era de 24,25 centavos de dólar, equivalente a 1,81%, com a soja cotada a US$ 13,08 1/4 por bushel.
O mercado segue atento aos próximos desdobramentos das relações comerciais entre China e Estados Unidos e a eventuais novas medidas que possam atingir o comércio internacional da oleaginosa.
Com informações do Canal Rural e Safras News.















