Alta dos custos com milho e farelo de soja, somada à queda no preço dos ovos, pressionou as margens em setembro
O poder de compra do avicultor de postura paulista caiu em setembro pelo terceiro mês consecutivo frente aos principais insumos da atividade, milho e farelo de soja. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a perda foi mais intensa na relação com o farelo de soja.
Custos maiores e ovos mais baratos
Na comparação entre o terceiro e o segundo trimestre de 2026, o cenário ficou mais apertado para os produtores.De um lado, os custos de produção aumentaram. De outro, as cotações dos ovos recuaram.
Essa combinação reduziu a capacidade de compra do avicultor e piorou as relações de troca com os principais componentes da alimentação das aves.
Relações de troca são as piores desde 2022
Segundo o Cepea, as relações de troca do produtor com milho e farelo de soja atingiram, no terceiro trimestre, os menores patamares em termos reais desde 2022.
O resultado reforça a pressão sobre os custos da atividade e mostra um ambiente de margens mais apertadas para a avicultura de postura.















