Plano Safra é um programa governamental que tem como objetivo estimular a produção rural no Brasil por meio de linhas de crédito especiais. Desde o plantio até a colheita e venda final da sua produção, o produtor rural enfrenta desafios do agronegócio.
Ter um apoio financeiro possibilita lidar com essas questões com mais segurança e contribui para manter a qualidade e a produtividade das atividades do campo. É aí que se destaca o Plano Safra: uma iniciativa que disponibiliza recursos financeiros para pequenos, médios e grandes produtores, especialmente para agricultores familiares.
O Plano Safra tem vigência de julho de um ano até junho do ano seguinte, alinhando-se ao ciclo agrícola de culturas como soja e milho. Desse modo, o produtor rural recebe apoio durante toda a safra para cobrir custos de insumos, maquinário, mão de obra, e outras necessidades.
Tipos de crédito rural
Diversas linhas de crédito são disponibilizadas a cada ano safra, podendo ter taxas e regras específicas de acordo com o porte do produtor, tipo de cultura cultivada e tamanho da propriedade, por exemplo. Essas regras são definidas pelo governo federal. No entanto, as linhas de crédito atendem sempre as finalidades do crédito rural. Conheça cada uma delas:
- Custeio: linha de crédito para o financiamento de despesas da produção agrícola e pecuária, como insumos, ciclo produtivo de lavoura, vacinas e muito mais.
- Comercialização: financiamento de recursos para cobrir as despesas da fase imediata à colheita da produção, permitindo ofertar os produtos nas melhores condições de mercado. Para manutenção familiar, transporte de grãos, armazenagem da safra e muito mais.
- Investimento: aqui, os recursos são direcionados para investir na infraestrutura do agro, como compra de máquinas, instalação de sistemas de irrigação e outras melhorias que contribuem com o aumento da produtividade a longo prazo.
- Industrialização: por meio desse tipo de financiamento, é possível investir no processamento e na industrialização da matéria-prima, além de ser uma oportunidade para que o produtor rural agregue valor aos produtos e à atividade.