Para comemorar a chegada da colheita do ouro do Jalapão, será realizada a XVI Festa da Colheita do Capim Dourado, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no povoado quilombola Mombuca, no Jalapão. O evento é uma realização da Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca e este ano conta com apoio da secretaria de Estado da Cultura (Secult), entre outros parceiros.
Na programação, serão realizadas diversas atividades que valorizam e fortalecem a cultura e a economia das comunidades envolvidas, como rodas de conversas e prosas, degustação de comidas típicas, visita aos atrativos turísticos, comercialização de produtos da agricultura familiar, atrações culturais regionais e artesanato com o “Ouro do Tocantins”, como é chamado o Capim Dourado.
O artesanato do capim-dourado é a expressão mais fiel de um povo que fugiu da opressão do colonialismo escravagista, se escondeu num território inóspito e isolado e ajudou a preservar um tesouro que desponta como o destino turístico brasileiro mais procurado. O capim-dourado enfeita os campos do Jalapão e fornece matéria prima para a produção do artesanato que se destaca pela beleza, leveza e originalidade.
A Festa da Colheita do Capim-dourado não é apenas uma celebração; é um tributo à história e à perseverança das comunidades quilombolas do Jalapão, que transformaram o simples capim em uma fonte de beleza e prosperidade. A tradição, que remonta a décadas, continua a encantar e inspirar, fortalecendo a identidade cultural desta região única.
O período de colheita é estabelecido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão ambiental responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Unidade de Conservação, onde a comunidade está localizada. A colheita é autorizada quando os técnicos que monitoram o ciclo do capim constatam que as hastes estão maduras, condição ideal para a colheita.
Licença ambiental
Durante as festividades, o Naturatins faz a entrega das licenças, documento obrigatório para coleta, manejo e transporte do Capim-Dourado e do Buriti a artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais que possuem campos de Buriti e/ou Capim Dourado.
Por Comunidade Quilombola Mombuca.