Por Andrea Tomaz
O estado do Tocantins, sedia a maior feira de agronegócio da região norte do Brasil, que é a Agrotins, trazendo um tema inovador que é a bioeconomia. Mas o que é bioeconomia?
Embora possa parecer um tema novo, a partir da década de 1970 já se discutia as questões ambientais, sobre bioeconomia, devido as crises de ordens ambientais e climáticas.
A relação entre Economia e a Ecologia já nasceu com a derivação das palavras : Economia que significa o estudo da casa da sociedade e ecologia que significa o estudo da casa da natureza. Deste modo, a economia ecológica, ou Bioeconomia, que integra as duas palavras, estuda as relações entre os sistemas econômico e ecológico e os meios para garantir que o desenvolvimento social e econômico possa evoluir de forma sustentável com a utilização dos recursos naturais disponíveis. Portanto, configura um campo de estudo multidisciplinar, que reconhece a interdependência entre o sistema econômico e os ecossistemas naturais em processo evolutivo de desenvolvimento.
Destarte, a Bioeconomia é uma ciência que estuda a alocação de recursos escassos dos sistemas econômico e ecológico em atividades produtivas, mantendo a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais e impondo limites aos crescimento econômico, para satisfazer de forma adequada as necessidades das gerações humanas presentes e futuras.
Investir em um modelo econômico baseado o uso sustentável de recursos naturais é imprescindível para um país tão biodiverso como o Brasil. Na agricultura, por exemplo, a bioeconomia tem potencial de buscar soluções inovadoras e sustentáveis com o propósito de produzir alimentos, fibras e energia, e explorar seus recursos de forma racional. A tendência é que essas inovações assegurem ao mesmo tempo a biodiversidade e a proteção ao meio ambiente.
Por conseguinte, a AGROTINS, que tem por objetivo promover o desenvolvimento no setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, além de apoiar e divulgar as ações de pesquisa. veio mostrar a todos os produtores rurais, bem como a toda sociedade civil, que é possível produzir alimento, gerar renda valorizar e proteger o ecossistema.
Principais Fontes
Dias,R.F.; de Carvalho Bioeconomia no Brasil e no Mundo; Panorama Atual e Perspectivas. Data da publicação na Web: 14 de dezembro de 2018.Disponivel em: http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v9n1a23.pdfAcesso em : 11 de maio de 2024.
Associação Brasileira de Bioinovação das Oportunidades e o Potencial do Impacto da Bioeconomia para a Descarbonização do Brasil. Disponível em : https://abbi.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Bioeconomia_Descarbonizacao_Nov2022_Final2.pdf Acesso em : 11 de maio de 2024.