A cidade de Gurupi será palco de mais uma importante etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2025, considerado o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. A etapa tocantinense será realizada no dia 12 de setembro, na Cooperfrigu, reunindo pecuaristas, técnicos e lideranças do setor para avaliar, premiar e fomentar a produção de carne de qualidade no estado.
Promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o circuito chega à 27ª edição com expectativa de quebrar novos recordes. Em 2024, mais de 38 mil animais participaram das etapas. Este ano, estão previstas 35 etapas em diversos estados e duas edições internacionais, na Bolívia e no Paraguai.
No Tocantins, a iniciativa é coordenada pela Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), que tem investido fortemente no melhoramento genético e na valorização da pecuária regional. Para a presidente, Andrea Stival, a etapa de Gurupi reforça o compromisso da associação com a excelência zootécnica dos rebanhos tocantinenses. “Participar do Circuito é uma oportunidade de mostrar onde estamos acertando na produção. A avaliação técnica das carcaças é um espelho do trabalho que o pecuarista realiza no campo. A Nelore Tocantins apoia e estimula essa participação como forma de aprimorar a produção, valorizar os criadores e gerar mais rentabilidade ao setor”, destaca a pecuarista Andrea Stival.
A etapa contará com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, da Cooperfrigu Alimentos, além da parceria com o Sindicato Rural de Gurupi, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) com o programa (PMGZ Carne), que promove a genética Nelore PO com foco na produção de carne.
Os animais participantes passam por avaliação rigorosa quanto à idade, peso, acabamento de gordura e padronização da carcaça. Os melhores lotes de machos e fêmeas são premiados, inclusive os com pai identificado no PMGZ Carne, o que estimula o uso de genética superior.
O Circuito Nelore de Qualidade é uma vitrine nacional da pecuária de corte, contribuindo para o fortalecimento da raça Nelore, que representa 80% do rebanho bovino brasileiro. Os resultados das etapas compõem o ranking nacional e culminam na premiação dos destaques durante a Nelore Fest, em dezembro, na cidade de São Paulo.
Produtores interessados em participar da etapa de Gurupi devem entrar em contato com Rose pelo número (63) 98453-0066. A ACNT reforça o convite aos neloristas tocantinenses para se engajarem nesta jornada de evolução genética, produtividade e valorização da carne de qualidade.