O prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), o vice-prefeito, Pastor Carlos Eduardo (Agir) e os 23 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Palmas a partir de 2025 tomaram posse nesta quarta-feira (1º). A sessão solene estava marcada para iniciar às 8h, mas houve atraso, bate-boca e polêmica.
As sessões de posse dos vereadores e do executivo ocorreram no plenário Tarcísio Machado da Fonseca, na Câmara Municipal de Palmas, com um atraso de quase uma hora e meia.
O vereador mais votado nas eleições municipais de 2024, Márcio Reis (PSDB), presidiu a sessão que marcou o início da 10ª Legislatura na Câmara. Oito vereadores foram reeleitos e 15 são novos no Poder Legislativo da capital.
Polêmica na eleição da Mesa Diretora
Vereador Marilon Barbosa (Republicanos) é o novo presidente da Câmara Municipal de Palmas — Foto: Câmara de Vereadores/Reprodução
Após a posse dos vereadores, os parlamentares tiveram o prazo de uma hora para o registro das candidaturas. Na volta aos trabalhos, após o meio-dia, os vereadores entraram em uma discussão sobre uma das chapas que foi protocolada antes da sessão de posse.
Houve pedido de declaração de nulidade da candidatura de Marilon Barbosa (Republicanos) pelo vereador Folha (PSDB), que concorria à presidência. Nesse momento houve bate-boca.
Mesmo com a polêmica, a eleição da Mesa Diretora foi realizada e definiu os ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário para o biênio 2025-2026.
- Presidente: Marilon Barbosa (Republicanos)
- Vice-presidente: Marcos Júnior (PL)
- 1º secretário: Thiago Borges (PL)
- 2º secretário: Wilton do Zé Branquim (PP)
- 3º secretário: Dr. Vinícius Pires (Republicanos)
Posse de Eduardo Siqueira na Câmara
Sessão de posse de Eduardo Siqueira Campos tem início — Foto: Câmara de Vereadores/Reprodução
Após a definição da mesa diretora da Câmara Municipal foi iniciada a sessão solene de posse de Eduardo Siqueira Campos (PODE) como prefeito de Palmas. Em pronunciamento, ele relembrou a campanha realizada e pediu uma convivência harmoniosa com a casa de leis durante o mandato.
“Venho convidá-los para uma democrática convivência com o poder executivo. Isso se estende a todos os seus integrantes. Tornarei as paredes do paço municipal como de cristal ou de vidro para que a sociedade possa ver o que faremos e os atos que praticaremos pela prefeitura de Palmas. É assim que vejo as paredes desta casa, transparentes, que tudo mostram e tudo deixam ver a população que para cá atentamente olhe”, disse Eduardo Siqueira Campos.
Cerimônia de transmissão de faixa
Após a sessão de posse na Câmara de Vereadores foi realizada uma cerimônia de transmissão de faixa no Espaço Cultural de José Gomes Sobrinho, na região central de Palmas. A ex-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) foi a primeira a discursar. Ela agradeceu à população, servidores e secretários.
“Obrigada pela honra de ter sido prefeita da capital mais jovem e mais linda do Brasil […] Estarei um pouquinho mais próxima de vocês e à disposição da nossa primeira-dama, do nosso prefeito, de todos nossos eleitos e secretariado que será empossado para que possamos fazer dessa gestão, uma gestão ainda melhor do que aquela que conseguimos fazer”, afirmou.
Eduardo relembrou a chegada da família em Palmas e sua trajetória política, homenageou os filhos e agradeceu aos eleitores.
“Nós começamos hoje uma nova parte dessa breve história de Palmas. Os sonhos que vocês sonharam comigo passarão a ser os projetos que vocês assinarão e participarão junto comigo. Voltam para essa terra os programas sociais, nas suas mais diferentes formas. Assinarei, em breve, uma série de medidas que demonstrarão aos que em mim acreditaram. Essas medidas saem do papel e passam a existir”, disse.
Durante a cerminônia também foram anunciadas as primeiras medidas do governo e os nomes do secretariado para iniciar o governo.
Cinthia Ribeiro transmitiu a faixa para Eduardo Siqueira Campos — Foto: Prefeitura de Palmas/Reprodução
Por Rapahel Pontes/g1 Tocantins.