por Matheus Alves/Governo do Tocantins
Na última semana, na sede da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (SEAGRO), aconteceu à primeira reunião do Conselho Gestor do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-TO), realizada pela gerência de Fomento a Agroindústria e conselheiros representantes Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária Estadual), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (RURALTINS), Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (SETAS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC), responsáveis pela execução do plano de ação para o 1° semestre de 2024.
O objetivo da reunião foi apresentar a aplicação do método de planejamento estratégico das ações a serem exercidas e elaboradas pelo SUSAF-TO em 2024. Os próximos passos referem-se ao conjunto de atividades que serão realizadas junto aos serviços de inspeção municipal, agroindústrias registradas, secretarias, prefeituras municipais e infraestrutura administrativa.
Como ponto de partida foi discutido a intensificação da divulgação das atividades do SUSAF-TO como uma ferramenta essencial no fortalecimento da produção regional, desenvolvimento econômico, social e cultural para os produtores que tem no sistema a oportunidade de comercializar os seus produtos em todos os municípios do Tocantins, com garantia de qualidade e segurança ao consumidor final.
“Entre as ações essenciais debatidas pelo conselho estão às auditorias periódicas através de visitas técnicas de supervisão nos serviços de inspeção municipal aderidos ao SUSAF-TO e fortalecer as vistorias das agroindústrias em potencial para aderir ao sistema através de análise das condições estruturais e manutenção de equipamentos. As atividades visam estimular o desenvolvimento agroindustrial e fortalecer a agricultura familiar do estado, oportunizando a geração de empregos e melhoria de vida dos agricultores familiares”, explica a gerente de Agroindústria da Seagro e também Secretária Executiva do Susaf-TO, Verônica França.
Agrotins 2024
Durante a Agrotins 2024 o Susaf-TO em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária tem como meta o fortalecimento da educação sanitária para inspetores do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e produtores, através da ministração dos cursos de capacitação que buscam levar de forma direta aos interessados o caminho para a solicitação de adesão ao sistema, mostrando os requisitos de infraestrutura, qualidade dos produtos e controle ambiental.
Situação – SUSAF
No ano de 2023, quatro novos municípios aderiram ao Sistema e outros 15 encontram-se em processo de adesão buscando abertura comercial. Ao todo, oito municípios estão aderidos ao SUSAF-TO. A tendência é que esse número triplique para o exercício em 2024.