Por Arthu Girão, g1 Tocantins
O fim de semana deve começar com chuva no Tocantins. Isso porque dois alertas de tempestade emitidos pelo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) estão cobrindo o estado. Os avisos começaram a valer nesta quinta-feira (4) e seguem, pelo menos, até a manhã de sexta-feira (5).
Um dos alertas é de nível laranja, que significa perigo para chuvas intensas e cobre apenas a região sudeste, que faz fronteira com a Bahia. Todo o resto do estado está sob um alerta amarelo de perigo potencial.
- Alerta Amarelo (perigo potencial): Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
- Alerta Laranja (perigo): Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A seguir a Energisa Tocantins fornece mais orientações sobre como se proteger durante tempestades:
– Evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade.
– Se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, pois oferece excelente proteção contra raios.
– Evite tomar banho durante tempestades, pois há risco de choque elétrico em caso de raios na rede elétrica.
– Desconecte todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas.
– Durante uma tempestade, ao utilizar telefone fixo ou celular enquanto estiver carregando, um raio pode atingir as linhas de energia e telefonia na rua, causando sobrecarga na rede. Desligue o aparelho para evitar choques.
– Evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo estiver no ponto mais alto da superfície, pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda debaixo de árvores.
– Não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica.
– Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância.
– Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 19
A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.
Queimou alguma coisa, e agora?
Caso algum equipamento de casa queime por causa de oscilações na energia, a pessoa deve solicitar o ressarcimento em um prazo de 90 dias, segundo o Procon Tocantins. A concessionária, assim que receber a solicitação, precisa responder o consumidor em até 15 dias.
Uma vistoria deverá ser feita para comprovar o problema em um prazo de 10 dias. Esse procedimento, conforme o Procon, não deve ter nenhum custo para a pessoa que perdeu o bem. Passado esse prazo, a empresa também terá mais 20 dias para providenciar o conserto, substituição ou mesmo o ressarcimento do valor do produto queimado.
Se for uma geladeira ou outro eletrodoméstico que é usado para a conservação de alimentos ou medicamentos, esse prazo reduz consideravelmente.