Os expositores da 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), vencedores do Concurso Estande Sustentável promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), receberam a premiação nesta quarta-feira, 5, em solenidade realizada na sede da Semarh.
Foi agraciada com a primeira colocação a empresa Uniggel Sementes; Maqcampo, em segundo; e a VLI em terceiro. As empresas conquistaram as melhores pontuações em iniciativas ambientais sustentáveis e, como prêmio, irão contar com a isenção da taxa de locação de um lote na feira do próximo ano, sendo 100% para o primeiro colocado; 70% para o segundo; e 50% para o terceiro colocado.
O Concurso Estande Sustentável teve como objetivo estimular ideias sustentáveis, inovadoras ou não, de baixo impacto ambiental, com potencial de disseminação de sua aplicabilidade nas futuras edições da feira. O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, reforçou a importância da produção e da preservação caminharem juntas. “O estande sustentável é, além de tudo, uma ferramenta de maior aproximação, de fortalecimento deste trabalho em conjunto entre o meio ambiente e a agricultura”, pontuou o secretário, complementando que para a próxima edição, a expectativa é que os expositores estejam ainda mais engajados para participarem do concurso, sendo este um diferencial na maior feira de tecnologia agropecuária da Região Norte do país.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressaltou que ações como a do Concurso Estande Sustentável fazem a diferença dentro da Agrotins. “Nós ficamos muito felizes em ver a disposição e os investimentos que eles fizeram dentro da feira”, destacou.
O gerente comercial da Uniggel Sementes, Thiago Pinheiro de Lima, enfatizou o compromisso da empresa em relação à sustentabilidade, com a promoção desta prática em todas as suas linhas de produção. “Não é só a empresa fazer investimento, mas todos os colaboradores estarem envolvidos neste tipo de ação”, frisou.
Também participaram da solenidade a secretária-executiva da Semarh, Mônica Avelino Arraes; o superintendente da Energisa, Allan Cardeck; e o diretor de gestão de Projetos da Tocantins Parcerias, Edson Cabral.
Premiados
A Comissão Julgadora do concurso avaliou os estandes de acordo com os critérios estabelecidos no Edital nº 01/2024/Semarh, de 7 de março de 2024, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) n° 6.528, de 11 de março de 2024 .
A Comissão avaliou iniciativas ou ações sustentáveis praticadas pelo expositor, como a utilização de fontes alternativas de energia; a reutilização de materiais reciclados e recicláveis; a destinação adequada dos resíduos sólidos; e o adequado descarte dos diferentes tipos de resíduos.