“Está sendo de uma emoção sem tamanho poder entregar mais um ano desse evento. O comércio gira, hotéis lotados… É a mobilização de uma cidade inteira”, destacou Flávia Germendorff, Presidente do Sindicato Rural de Natividade, emocionada com a resposta do público e a adesão dos parceiros.
Após a retomada da realização da tradicional festa agropecuária, o município de Natividade voltou a sediar, pelo segundo ano consecutivo, a ExpoAgro de Natividade.
Localizada no sudeste tocantinense, Natividade carrega o título de “mãe do Tocantins” e se destaca pela arquitetura colonial e importância histórica. Durante o evento, que reuniu a população local e das cidades circunvizinhas, a cidade viveu dias de intensa movimentação econômica, política e social.
Expositores de veículos, máquinas agrícolas, representantes de instituições financeiras e empreendedores rurais. A festa contou ainda com a participação de autoridades estaduais, secretários, deputados e líderes do setor agropecuário.
O sistema FAET/Senar foi um dos principais parceiros. Com o programa Agroforte, promoveu ações voltadas à regularização ambiental e capacitação técnica. “O sistema Faet/Senar está presente nessa festa para fortalecer o Agro. Com o Agroforte trouxemos o programa RetifiCAR e, além disso, palestras para os produtores e trabalhadores da região! Eu tenho certeza que é o nosso produtor rural que sai ganhando”, afirmou Paulo Carneiro, presidente do Sistema FAET/Senar.
Para Beto Lima, secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, a festa vai além do entretenimento. “Essas festas agropecuárias fazem parte da cultura do tocantinense. Engrandece e impulsiona a economia do nosso Estado, ajudando o Tocantins a atingir indicadores econômicos positivos no cenário nacional”, ressaltou.
O presidente do Ruraltins, Osires Damaso, também enalteceu o papel da feira como ambiente de articulação rural. “É uma festa realmente que alegra toda a população da região. E além disso, é um espaço para promover ao produtor rural a retificação do CAR”, disse, referindo-se ao Cadastro Ambiental Rural.
Já o superintendente da FAET, Frederico Sodré, relembrou a importância do resgate cultural promovido pelo evento: “Há muitos anos essa festa estava parada e estarmos presentes nesse segundo ano é um grande privilégio”.
A presença de autoridades como Hercy Filho, secretário estadual de Turismo, reforçou o caráter multidimensional da Exponatividade, que se consolida como ponto de encontro entre o setor produtivo rural, políticas públicas e desenvolvimento local.
A ExpoNatividade é uma realização do Sindicato Rural de Natividade, com apoio do Sistema FAET/Senar/Sindicatos, da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços, da Secretaria Estadual do Turismo, do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE), do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS) e do Governo do Tocantins.