Evento será realizado de 11 a 13 de setembro, no Quilombo Mumbuca, em Mateiros, e reúne cultura, empreendedorismo e valorização do manejo sustentável
A comunidade quilombola Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão, realiza entre os dias 11 e 13 de setembro a Festa da Colheita, evento que marca um dos períodos mais importantes do calendário das comunidades tradicionais da região. A programação celebra a cultura ligada ao capim dourado e busca fortalecer a geração de renda a partir do artesanato e do turismo.
Símbolo do Jalapão, o capim dourado é a principal matéria-prima utilizada por artesãos da região na produção de peças que são comercializadas no Tocantins e em outros mercados. A atividade tem participação expressiva das mulheres da comunidade e mantém técnicas e conhecimentos transmitidos entre gerações.
A Festa da Colheita é realizada pela Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca, em parceria com o Sebrae Tocantins e a Energisa, por meio do projeto Energia Para Crescer, e conta com apoio da Prefeitura de Mateiros. O evento deve reunir moradores, artesãos, empreendedores e visitantes.
Além da importância econômica, a colheita está diretamente relacionada à preservação do capim dourado. O manejo adequado da planta é fundamental para garantir sua reprodução e a continuidade de uma atividade que se tornou uma das principais referências culturais e econômicas do Jalapão.
Segundo a analista do Sebrae Tocantins Admary Monteiro, a festa também cria oportunidades para divulgar os produtos produzidos na comunidade e ampliar as fontes de renda dos moradores.
“A Festa da Colheita é uma oportunidade para que os moradores fortaleçam suas fontes de renda, divulguem seus produtos e mostrem a riqueza da cultura do Mumbuca. O nosso trabalho tem sido construído junto com a comunidade, respeitamos os saberes e buscamos novas possibilidades para os empreendedores. Quando existe pertencimento, a gente consegue desenvolver um trabalho que realmente faz sentido para essas pessoas e para o território”, afirma.
Artesanato e novos mercados
Além das ações relacionadas à Festa da Colheita, artesãs do Mumbuca têm participado de iniciativas voltadas ao desenvolvimento e aprimoramento de produtos, com a combinação de técnicas tradicionais, identidade territorial e elementos do design contemporâneo.
A proposta é ampliar as possibilidades de comercialização das peças e acompanhar novas demandas do mercado sem perder as características do artesanato tradicional produzido pela comunidade.
O trabalho integra as ações do projeto Energia Para Crescer, desenvolvido pelo Sebrae Tocantins e pela Energisa. A iniciativa atua junto a comunidades quilombolas do Jalapão com ações relacionadas ao empreendedorismo, turismo, geração de renda e melhoria das condições de vida.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins


















