Manter veículos e adereços distantes da rede elétrica e evitar ligações provisórias de energia são algumas das orientações
O período de Carnaval no Tocantins, marcado por viagens, confraternizações, eventos privados e uso intensificado de equipamentos elétricos, exige cuidados extras para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. O aumento no deslocamento de pessoas e veículos e o uso de estruturas improvisadas para lazer e eventos elevam os riscos neste período.
Situações comuns nesta época, como o uso de carros de som, caixas amplificadas, decoração improvisada e estruturas elétricas provisórias, podem se tornar perigosas quando instaladas próximas à rede energizada. O contato de veículos, bandeiras, estandartes ou objetos com fios de alta tensão pode provocar choques graves. A orientação é manter distância mínima de dois metros da rede elétrica e nunca utilizar postes ou cabos para fixação de itens decorativos.
Brincadeiras típicas do período também exigem atenção. Serpentinas, sprays de espuma, jatos de água e fogos de artifício não devem ser usados perto da rede elétrica, já que podem conduzir eletricidade e provocar acidentes. Em dias de chuva, comuns nesta época do ano, o risco aumenta ainda mais, especialmente em áreas externas.
Dentro desse cenário, um problema que se repete no Tocantins ganha ainda mais relevância durante o Carnaval: as colisões de veículos contra postes da rede elétrica. Um levantamento da Energisa Tocantins aponta que em 2025, 260 postes foram derrubados em todo o Estado, e em janeiro deste ano, houve o registro de 112 ocorrências.
Além dos prejuízos à rede elétrica e estrutura urbana, esse tipo de acidente tem impacto direto na rotina da população. Como consequência dos abalroamentos, 17.157 cientes em todo o Tocantins tiveram o fornecimento de energia interrompido ao menos uma vez neste período, já que a recomposição da rede exige desligamentos emergenciais e atuação de equipes especializadas.
“O Carnaval é um período que exige atenção redobrada, principalmente no trânsito. Uma colisão com poste não oferece risco apenas para quem está no veículo, mas também para pedestres e moradores, porque a rede pode continuar energizada mesmo após o acidente. Por isso, a orientação é nunca se aproximar, não tocar em fios caídos e acionar imediatamente a distribuidora”, explica Anderson Vieira, coordenador do Centro de Operações Integrado da Energisa Tocantins.
A mesma cautela vale para situações com fios partidos no chão ou pendurados. A recomendação é manter distância e nunca tentar remover o material. Em caso de vítimas, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193. Para ocorrências envolvendo a rede elétrica, o atendimento da Energisa Tocantins está disponível pelo 0800 721 3330, ou nos canais digitais, como o aplicativo Energisa On e Whatsapp da Gisa, no número (63) 99222-6664.
Dicas para um Carnaval mais seguro perto da rede elétrica
- Mantenha distância da rede elétrica ao usar serpentinas, sprays de espuma, fogos de artifício e jatos de água.
- Nunca decore postes de luz nem utilize cabos elétricos para fixar adereços ou bandeiras.
- Carros de som, trios elétricos e objetos altos devem manter distância mínima de dois metros dos fios de energia.
- Evite improvisos: não utilize extensões, emendas, fios desencapados ou ligações clandestinas.
- Não sobrecarregue tomadas com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo.
- Em dias de chuva, redobre a atenção e não pise em fios ou cabos espalhados pela rua.
- Ao encontrar fios partidos no chão ou pendurados, não se aproxime e mantenha distância.
- Em caso de colisão com poste, não toque no veículo nem nos cabos e acione a distribuidora.
- Havendo vítimas, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Por Ascom Energisa Tocantins.


















