A previsão meteorológica para esta semana no Tocantins indica um período de chuvas intensas, descargas atmosféricas e rajadas de vento que podem chegar a 70km/h. As informações são do Grupo Storm responsável pelo monitoramento e previsão de eventos climáticos na região em parceria com a Energisa Tocantins.
Durante a noite desta terça-feira (20/02) e madrugada de quarta-feira (21/02), espera-se que a chuva seja particularmente intensa na região central do Tocantins, incluindo a capital, Palmas. As rajadas de vento podem atingir velocidades de aproximadamente 50 a 70 km/h, especialmente no sul/sudoeste da área, enquanto as temperaturas devem permanecer estáveis, com máxima prevista em torno de 28°C em Palmas.
Para os próximos dias, a tendência é de que as condições para chuvas moderadas a localmente intensas persistam no Estado pelo menos até sábado, com expectativa de redução na intensidade das chuvas no domingo.
Diante da previsão de ventos intensos e potencial aumento na incidência de raios, a concessionária reforça a importância da prevenção em situações de riscos. De acordo com o Coordenador da Energisa, Tony Franco, é importante que a população tome algumas medidas preventivas durante períodos de chuvas mais acentuadas, como as previstas para os próximos dias.
“O Tocantins é um Estado com alta incidência de raios. Para se ter uma ideia, somente em janeiro deste ano foram quase meio milhão de raios. No último final de semana tivemos mais de 26 mil, então o cuidado precisa ser redobrado. Durante uma tempestade, a primeira recomendação é retirar os equipamentos elétricos das tomadas para evitar curto-circuito ou queima dos aparelhos. Também não é recomendado mexer em cabos ou antenas, para evitar choques elétricos”, disse.
Outro ponto destacado pelo Coordenador é de nunca se aproximar de cabos rompidos ou tentar retirar galhos de árvores ou objetos que foram lançados na rede elétrica. “Para prevenir incidentes relacionados a raios, também é aconselhável evitar áreas abertas, permanecer afastado de árvores e estruturas metálicas, e não manipular dispositivos conectados à tomada durante tempestades”, completou.
Abalroamento de poste
Outro problema que pode ser ocasionado pelas fortes chuvas é a falta de visibilidade durante o trânsito, o que pode ocasionar acidentes com postes. De acordo com a Energisa, em 2023 houve uma média de quase um poste derrubado por dia em todo o Estado. Em 2024, somente no final de semana do Carnaval, foram 20 abalroamentos. “Neste ponto a gente recomenda sempre bastante atenção ao volante, principalmente em período de chuvas intensas. Em caso de acidente a recomendação é a de permanecer no veículo, caso esteja em segurança, até a chegada do socorro. Viu ou se envolveu em um acidente envolvendo um poste de energia, ligue imediatamente para a concessionária ou para o Corpo de Bombeiros”, explicou Tony.
A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.