Em comparação com o mesmo período do ano anterior, número é aproximadamente 7,7% menor
Até o dia 1º de maio, foram registrados 96 acidentes com postes no Tocantins que causaram a interrupção no fornecimento de energia para cerca de 60 mil unidades consumidoras. Desse total, 35% eram clientes de Palmas, onde já aconteceram 11 colisões em postes.
Apesar de alarmante, o número de abalroamentos deste ano é 7,7% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando aconteceram 104 acidentes desse tipo. Os dados preliminares de 2025 indicam uma leve melhora no cenário em comparação com o ano anterior, mas, apesar disso, não deixa de ser preocupante por conta da segurança.
“Além do risco ao condutor do veículo, existe o risco a terceiros que também estejam no veículo e a pedestres. Em alguns casos, esses incidentes resultam na interrupção do fornecimento de energia para toda uma região, causando prejuízos significativos para pessoas, empresas e instituições próximas ao local afetado e que oferecem serviços essenciais, como escolas ou hospitais. Por isso, é de extrema importância manter sempre a atenção, para que situações como estas não ocorram”, explica o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco.
E, quando as essas colisões ocorrem, o processo de instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas, enquanto o custo médio da substituição do poste pode variar de R$ 3 mil a R$ 35 mil ou mais, caso haja a necessidade de substituir equipamentos adicionais, como transformadores e religadores. “É fundamental ressaltar que os custos dessa substituição são de responsabilidade do motorista ou responsável que causou o acidente”, reforça Franco.
Cenário
Em 2024, foram registradas 343 ocorrências com postes, resultando na substituição de mais de 380 estruturas, já que uma colisão pode danificar mais de um poste. Do total de colisões, 10% aconteceram em junho, logo após a campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir o número de mortes e feridos em acidentes.
Sobre a quantidade de colisões por município, Palmas liderou o ranking em 2024 com 47 ocorrências ao longo do ano, seguida por Araguaína (21), Porto Nacional (20) e Gurupi (17). Já em 2025, até o dia 1º de maio, o cenário apresenta a capital tocantinense novamente no topo (11 ocorrências), seguida por Guaraí, Formoso do Araguaia e Araguaína, com 4 ocorrências cada uma das cidades.
Orientações
Caso você se envolva ou presencie um acidente de trânsito com poste de energia elétrica, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330). Confira abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na segurança das pessoas em casos como este:
– Em emergências, é importante manter-se a calmo para tomar decisões seguras.
– Caso você identifique é seguro, permaneça dentro do veículo.
– Não toque no poste ou nos fios elétricos, pois podem estar energizados e representar um risco à vida.
– Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciado um acidente, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade.
– Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança.
– Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios.
– Caso presencie um acidente desse tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância.
– Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.
Por Comunicação Energisa.