Indígenas, quilombolas e famílias de baixa renda têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica; confira os critérios
O Tocantins tem 101.963 famílias com potencial de serem integradas ao programa da Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal, mas que ainda não recebem o desconto em suas contas de energia. O benefício concede desconto de 100% na fatura para famílias que consomem até 80 kWh por mês e possuem renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa.
Para ter acesso à Tarifa Social é preciso estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com os dados atualizados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município em que reside.
O programa busca garantir o acesso à energia elétrica para famílias em situação de vulnerabilidade, que tenham um portador de doença que necessite de aparelhos elétricos (com renda de até três salários-mínimos), e para as famílias com idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Se o titular da unidade consumidora for o mesmo do NIS, a inclusão no benefício é feita de forma automática através do cruzamento da base de dados do Ministério de Desenvolvimento Social. Caso contrário, após o cadastro, o cliente deve procurar os canais de atendimento da Energisa. Mediante busca ativa dessas famílias em potencial para receber os descontos, nosso objetivo é alcançar os consumidores que têm esse direito para que possam usufruir do benefício”, explica a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andrea Albernaz.
Atualmente no Estado, 2.409 famílias indígenas e 839 quilombolas também têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não recebem o desconto. No caso de famílias quilombolas, é necessário apresentar documento/declaração que tenha fé pública e comprove descendência; e para os indígenas, a documentação é o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani).
Projeto Nossa Energia – Edição Ligados
Os clientes interessados em se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica nas cidades de Araguaína, Cristalândia, Bernardo Sayão, Juarina e Pedro Afonso poderão buscar o atendimento do Cras junto à unidade móvel de eficiência energética do Projeto Nossa Energia – Edição Ligados, promovido pela Energisa, que percorrerá os municípios nas próximas semanas. No ato do cadastro, é necessário a apresentação de documentos pessoais e comprovante de renda. O atendimento é realizado das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Confira a programação:
30 de setembro a 02 de outubro – Araguaína – Setor Maracanã, no Colégio Militar Jardenir Jorge Frederico
01 a 03 de outubro – Cristalândia, no Centro de Abastecimento e Lazer Dona Luci
14 a 16 de outubro – Bernardo Sayão – Feira Coberta, na Avenida Miguel Andrade Batista
15 a 17 de outubro – Juarina, na Secretaria Municipal de Assistência Social
21 a 23 de outubro – Pedro Afonso, na Praça Coronel Lysias Rodrigues
Por Ascom Energisa.