A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), iniciou na tarde desta terça-feira, 12, mais um curso de sanidade dos animais aquáticos, com o objetivo de treinar os inspetores de defesa agropecuária (médicos veterinários) para atuarem no controle de doenças dos peixes a na orientação sobre manejos sanitários adequados aos piscicultores no Tocantins. O curso acontece no Campus II, da Unicatólica, em Palmas.
Na abertura do curso, o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu destacou o crescimento do setor da piscicultura no Estado e a importância da qualificação dos servidores da Agência no controle sanitário de doenças que afetam estas espécies. “A piscicultura é um dos setores que mais cresce no Tocantins e o Governo do Estado compreende a importância de investir na sanidade para garantir que a nossa produção seja de qualidade e alcance o mercado nacional e internacional. Por isso investimos na qualificação. Só este ano estamos capacitando 80 servidores de todas as regiões do estado em sanidade aquícola,” pontuou Lenito Abreu.
Para o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos, Elias Mendes, a parceria nas ações de sanidade é fundamental no controle de doenças na piscicultura. “Este curso é para capacitar principalmente os servidores da Adapec (médicos veterinários), mas também fizemos questão de convidar profissionais de outras instituições parceiras para ampliar este conhecimento sobre a sanidade em toda a cadeia produtiva da piscicultura. A Adapec é o órgão responsável pela sanidade destes animais, e por isso, temos buscado capacitar nossos profissionais para que possam dar continuidade às ações de vigilância e orientações de boas práticas de manejo aos produtores,” ressaltou.
Palestrante neste primeiro dia de curso, o diretor de Desenvolvimento da Aquicultura, da Secretaria Estadual da Pesca e Aquicultura (Sepea), Thiago Tardivo, apresentou o panorama atual da piscicultura tocantinense demonstrando a ascendência da atividade, municípios e região mais produtivos e identificação das espécies de importância econômica no Tocantins.
Abordagens do curso
O curso abordará temas relevantes como: qualidade da água na piscicultura (parâmetros físicos e químicos); Boas práticas de manejo sanitário e medidas de biosseguridade na piscicultura; cadastramento de pisciculturas; vigilâncias em estabelecimentos aquícolas; coleta de material, acondicionamento e envio de amostras para o Serviço Veterinário Oficial Estadual; preenchimento de formulários de coletas e amostras; protocolo sanitário em estabelecimento quarentenário; principais enfermidades que acometem os peixes, identificação das doenças, diagnóstico clínico e prevenção; aula prática de necropsia e coleta de amostras.
O curso é uma realização do Governo do Estado, por meio da Adapec, em parceria com a Secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Ruraltins, Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior de Palmas, Embrapa, Unicatólica, Genomar e Sistema Faet/Senar.
Por Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins.