O primeiro dia de 2025 será marcado por temporais entre o Espírito Santo e Minas Gerais, com chuvas fortes também em Brasília e no Norte do país. A circulação de ventos intensos favorece a formação de umidade entre o Sul e o Sudeste, com risco de temporal também em São Paulo na tarde desta quarta-feira (1/1).
O Rio de Janeiro também enfrentará chuvas e trovoadas isoladas, com máximas chegando a 31 °C durante a tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja que abrange o leste de São Paulo, interior fluminense e capixaba, Minas Gerais, Goiânia e Tocantins, para chuvas intensas, com previsão de precipitação de até 50 mm e ventos que podem chegar a 100 km/h.
No Centro-Oeste, Brasília terá pancadas de chuva e trovoadas, com temperaturas entre 18 °C e 28 °C. Em Cuiabá, o cenário será de calor intenso, com máximas de 33 °C, além de pancadas de chuva isoladas.
No Sul, Curitiba (PR) terá céu encoberto e chuvas isoladas à tarde, com mínimas de 16 °C. Florianópolis (SC) também registrará céu nublado, com temperaturas entre que podem chegar em 28 °C. Já em Porto Alegre (RS), o calor será mais evidente, com máximas de 30 °C e possibilidade de chuvas localizadas.
O Nordeste terá um dia mais quente e úmido. Em, Salvador, na Bahia, a expectativa é para temperaturas entre 26 °C e 30 °C, com possibilidade de chuvas rápidas. Recife (PE) deve ter temperaturas altas, entre 27 °C e 32 °C, e chuvas passageiras.
A região Norte, por sua vez, terá muitas nuvens e chuvas isoladas, com temperaturas variando entre 24 °C e 30 °C. Belém (PA) e Palmas (TO) apresentam condições semelhantes. Um alerta amarelo foi emitido pelo Inmet para a região, com chuvas intensas e ventos moderados previstos.
Por Luiz Eduardo Minervino/Sob orientação de Paulo Santos.