Na zona rural de Formoso do Araguaia, no sudoeste do estado, o tamanho de um mamão chamou a atenção do dono da propriedade Laeson Dias Ferreira, de 39 anos. O fruto cresceu tanto que chegou a pesar quase sete quilos e medir 59 centímetros.
Laeson é servidor público, formado em administração, técnico agrícola e pós-graduado em ciências do trânsito. Ele conta que ganhou um fruto da mesma espécie de um amigo, mas como uma das características é não ter semente ou ter bem poucas, ele não conseguiu plantar.
Depois, o mesmo amigo deu uma muda da planta que Laeson plantou e vingou. Ele plantou a muda em outubro de 2024 e a coleta do mamão aconteceu na quinta-feira, 26 de junho.
“Na minha produção geralmente os outros frutos são menores. Esse aí é acima da média”, comentou o produtor.
O mamão ‘gigante’ tem exatamente 6,710 kg. Conforme a característica informada pelo produtor, ele é da espécie Carica papaya, e os frutos têm uma dimensão um pouco maior que o que costumamos encontrar no comércio, por exemplo. Laeson gravou um vídeo da filha segurando o mamão.
Como o tamanho do mamão é incomum, a fama ultrapassou os limites de Formoso do Araguaia e diversas pessoas que o conhecem pediram mudas para plantarem.
“Já recebi várias pessoas pedindo a semente ou a muda, gente do próprio Formoso, gente de Cariri, Gurupi, Palmas e Itacajá, de vários lugares pedindo a semente”, afirmou.
O mamoeiro de onde saiu o mamão ‘gigante’ foi cuidado com adubação química e orgânica, além de muita água, segundo Laeson.
O pé ainda tem pelo menos seis frutos que também estão bem grandes. Apesar dos cuidados, Laeson disse que eles não vão superar o tamanho do mamão colhido. “Estão verdes, mas acredito que não vão ficar tão grandes quanto este. Porém vão ficar bem grandes”, apostou.
Ele contou também que partiu o fruto, que foi dividido entre amigos e familiares.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/C/3/Po6eGQSEAXZ6j8Wyx4xw/whatsapp-image-2025-06-30-at-15.35.02.jpeg)
Mamão que nasceu em propriedade de Formoso tem quase 60 cm — Foto: Laeson Dias/Arquivo pessoal
Por Patricia Lauris, g1 Tocantins.