Com o início do período seco se aproximando, tocantinenses já se preparam para consumir energia de forma mais consciente.
Para consumir energia de modo mais consciente é preciso, antes de tudo, saber o que fazer. Por isso, o projeto Nossa Energia percorre o Tocantins com informações sobre o uso da eletricidade, segurança, Tarifa Social, além de sorteio de geladeiras e ventiladores e troca de lâmpadas. Esta semana, o projeto atende os municípios de Araguatins e Araguaína.
Em Araguatins, o caminhão fica até esta quinta-feira, dia 3, na Escola de Tempo Integral Nair Duarte e, em Araguaína, até esta sexta-feira, dia 4, no CRAS Lago Azul. “Com o objetivo de construir um futuro mais sustentável, o projeto Nossa Energia, promovido pela Energisa e regulamentado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, incentiva a adoção de hábitos de consumo consciente de energia. Através de diversas ações, o projeto busca reduzir o desperdício e contribuir para a eficiência energética, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia dos consumidores”, explica o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.
De janeiro até março, o projeto realizou os sorteios de 121 geladeiras e 270 ventiladores. Todos os eletrodomésticos já foram entregues para a comunidade. Além disso, foram mais de 10.696 lâmpadas substituídas em residências de 13 cidades. “Este é um passo rumo à conscientização do bom uso da energia elétrica. Ou seja, o consumo que atenda a necessidade do tocantinense e, ao mesmo tempo, seja sustentável e eficiente”, comenta.
Preparação para o período seco
O período chuvoso nem terminou, mas os tocantinenses já começaram a sentir dias mais quentes. E, com eles, a lembrança que o período seco vem junto com o calor e o aumento no consumo de energia elétrica. Por isso, o uso da eletricidade de forma mais consciente ao longo do ano favorece o consumidor nos meses de estiagem.
O analista de eficiência energética da Energisa enfatiza que pequenas atitudes podem refletir em economia financeira. “Adotar hábitos conscientes significa usar a energia de forma mais eficiente, diminuindo o consumo e, consequentemente, o valor da sua fatura. Ao controlar o consumo de energia, você evita surpresas desagradáveis na conta de luz e pode planejar melhor seus gastos”, reforça Lutiary.
Além disso, o consumo consciente também favorece a sustentabilidade ambiental. “Ao consumir menos energia, você contribui para a preservação de recursos naturais e com a redução da emissão de gases poluentes, em caso de acionamento de termelétricas, por exemplo”, finaliza.
Por Ascom Energisa.