O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), expandiu o Projeto Praia Consciente , no último final de semana, com atividades nas praias da Graciosa, das Arnos, do Caju, Prata e Buriti, na capital, bem como na praia de Luzimangues em Porto Nacional.
O aumento do fluxo de visitantes durante a temporada de praias no Tocantins exige um esforço contínuo de conscientização sobre a preservação ambiental e o descarte correto de resíduos. A prorrogação do projeto visa reforçar essas mensagens, especialmente, nas áreas com grande fluxo de turistas.
A secretaria executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais, também destacou a importância do projeto que a cada ano se fortalece com o apoio e envolvimento dos municípios e dos banhistas e usuários das praias. “O Projeto Praia Consciente é fundamental para conscientizar os usuários das praias sobre a preservação dos nossos ambientes naturais e garantir que nossas praias sejam exemplo de boa gestão ambiental. Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na manutenção desses espaços”, afirmou.
Lançado oficialmente em Araguacema no início de julho, o Projeto Praia Consciente tem como objetivo principal conscientizar usuários, incluindo comerciantes, barqueiros e turistas sobre a importância da preservação ambiental e do descarte adequado de resíduos.
Com a extensão das atividades, a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, reforçou a abordagem aos barraqueiros quanto ao correto condicionamento dos resíduos e incentivou-os a se tornarem parceiros da ação, destacando a permanência das praias na capital. Além disso, também forma instaladas placas na Praia da Graciosa reforçando esta mensagem.
Erliette Gadotti destacou que, além de sensibilizar a população para a preservação dos ambientes naturais, o projeto visa garantir que as praias sejam exemplo de boa gestão ambiental. “Atuamos no sentido de sensibilizar a população para a preservação dos nossos ambientes naturais e garantir que nossas praias sejam exemplo de boa gestão ambiental. E nesse sentido pequenas atitudes fazem toda diferença”, explicou.
“Além das ações de conscientização, a extensão do Projeto Praia Consciente também contou com a realização do Projeto Praia Acessível, que promove a inclusão através de cadeiras anfíbias para pessoas com necessidades especiais”, afirmou.
Além de sensibilizar a população para a preservação dos ambientes naturais, o projeto visa garantir que as praias sejam exemplo de boa gestão ambiental – Divulgação/Semarh
Equipes do projeto Praia Consciente em ação à Praia da Graciosa. – Diulgação Semarh/Governo do Tocantins
Por Ascom Semarh.