O Tocantins já registrou 114 abalroamentos de postes nos quatro primeiros meses de 2024. Apesar da redução de 28,7%, quando comparado com o mesmo período de 2023, quando ocorreram 160 ocorrências do tipo, o número ainda é preocupante, já que há uma média de 28 postes derrubados por mês e de quase um a cada dia somente nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano. Apenas na capital, Palmas, foram registrados 24 abalroamentos de postes, uma média seis ocorrências por mês.
Confira o ranking das 10 cidades do Estado que mais tiveram postes derrubados em 2024:
- Palmas: 24 postes
- Araguaína: 16 postes
- Peixe: 5 postes
- Porto Nacional: 5 postes
- Campos Lindos: 4 postes
- Cariri do Tocantins: 4 postes
- Gurupi: 4 postes
- Colinas do Tocantins: 3 postes
- Pedro Afonso: 3 postes
- Alvorada: 2 postes
De acordo com o Coordenador da Energisa Tocantins, Tony Franco, a pressa, uso de celular e bebida alcoólica são alguns dos fatores que podem contribuir para uma colisão contra poste. Porém, independente dos motivos, esses acidentes podem causar muito mais que danos materiais.
“O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da concessionária sendo equipada com tecnologia de proteção para interromper o fornecimento em situações como essas, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, afirma.
Mas, caso haja algum acidente envolvendo poste, a orientação é que os ocupantes permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora. Quem presenciou o acidente deve manter a distância do veículo e acionar o socorro imediatamente. “Às vezes, na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, não toque no veículo, chame a Energisa e o Corpo de Bombeiros para fazer o socorro de maneira adequada”, finaliza o coordenador.
Dicas de segurança
Caso você se envolva ou presencie um acidente de trânsito com poste de energia elétrica, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330). Confira abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na segurança das pessoas em casos como este:
– Em situações de emergência é importante manter-se a calmo para tomar decisões seguras.
– Caso você identifique é seguro, permaneça dentro do veículo.
– Não toque no poste ou nos fios elétricos: Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e representar um risco à vida.
– Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciado um acidente, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade.
– Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança.
– Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios.
- Caso veja uma colisão envolvendo postes e fios elétricos, mantenha-se afastado e entre em contato com Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330)
– Caso presencie um acidente desse tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância.
– Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.
Canais de atendimento
Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br
Call center – 0800 721 3330
Facebook.com/energisa
Twitter.com/energisa