Com mais de R$ 20 milhões investidos desde 2012, empresa aposta no potencial econômico e agropecuário do Tocantins e amplia sua presença no principal polo do norte tocantinense.
A partir desta segunda-feira (3), o Laboratório Bonamigo, de Araguaína (TO), passa a integrar a rede do Sabin Diagnóstico e Saúde, uma das maiores empresas de medicina diagnóstica do país. A expansão marca a chegada oficial do Sabin à segunda maior cidade do Tocantins, reconhecida como a capital econômica do estado e um dos principais polos do agronegócio da região Norte.
Referência nacional em medicina diagnóstica de excelência e gestão humanizada, o Grupo Sabin fortalece, com essa integração, sua presença no Tocantins, onde já investiu mais de R$ 20 milhões em infraestrutura, tecnologia e inovação desde 2012. Somente nos últimos anos, a empresa inaugurou uma nova matriz em Palmas, com 1.300 m², 15 guichês de atendimento e um moderno NTO (Núcleo Técnico Operacional), ampliando em 30% sua capacidade produtiva e consolidando um hub de saúde e tecnologia na região central do estado.
“Escolhemos o Tocantins logo no início da nossa trajetória de expansão nacional por todo o seu potencial de desenvolvimento, especialmente no agronegócio, que impulsiona o crescimento econômico e atrai novos investimentos. Crescemos junto com o estado e seguimos firmes em nosso propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas”, destaca Lídia Abdalla, presidente-executiva do Grupo Sabin.
Araguaína: polo de crescimento e oportunidades
Com aproximadamente 190 mil habitantes (estimativa de 2025), Araguaína é a maior cidade da região norte e um centro regional estratégico para o Tocantins, o sul do Maranhão e o sudeste do Pará. Reconhecida como a “capital do boi gordo”, a cidade é referência nacional em pecuária de corte, agricultura de precisão e frigoríficos exportadores.
Além da força agropecuária, Araguaína se destaca como polo logístico e de serviços, com localização privilegiada na BR-153 (Belém-Brasília) e acesso à Ferrovia Norte-Sul, o que impulsiona o comércio e facilita o escoamento de produtos agroindustriais. É também sede de grandes eventos culturais e do agronegócio, como a maior cavalgada do mundo, símbolo da identidade e da força produtiva da região.
“A chegada a Araguaína é um marco estratégico que reforça a confiança do Sabin no potencial econômico e humano do Tocantins. Investir em saúde é investir no futuro, e isso também significa apoiar o crescimento de setores como o agronegócio, oferecendo diagnósticos de alta precisão, agilidade e cuidado integral às pessoas que movem o campo e a cidade”, afirma Nayara Borba, biomédica e gestora do Sabin no Tocantins.
Expansão com foco em desenvolvimento regional
Com a integração do Laboratório Bonamigo, o Sabin passa a estar presente nas sete maiores cidades do Tocantins, Araguaína, Colinas, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional, totalizando 17 unidades no estado. A empresa também implantou, em Palmas, o Serviço de Imunização, com 24 tipos de vacinas, reforçando o compromisso com o cuidado integral e a prevenção em saúde.
Os sócios do Laboratório Bonamigo, Elke Adriana Bonamigo Sassi e Welson Jorge Sassi, passam a integrar a equipe Sabin no Tocantins.
“Integrar nossos serviços ao Grupo Sabin é motivo de celebração. Araguaína ganha em qualidade, tecnologia e humanização, e os clientes passam a ter acesso a uma estrutura nacional de excelência médica e assistencial”, afirma Elke Adriana.
Saúde como vetor de competitividade e produtividade
A presença do Sabin em polos estratégicos como Araguaína fortalece o ambiente de negócios do Tocantins, ampliando o acesso à medicina diagnóstica de qualidade e contribuindo para a produtividade e segurança sanitária de diferentes setores, especialmente o agroindustrial, que depende de uma rede de saúde eficiente e moderna para sustentar seu crescimento.
Com essa expansão, o Grupo Sabin reafirma sua visão de longo prazo no Tocantins, unindo investimento, inovação e impacto social em um dos estados mais promissores do país.
Por Sabin Tocantins.


















