A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec-TO), representada pelos inspetores Márcio Rezende e Sérgio Liocadio, esteve nesta semana na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). A visita, realizada a convite do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), teve como objetivo a troca de experiências sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa.
Os especialistas compartilharão conhecimentos e práticas sobre a gestão do processo para o reconhecimento internacional do Piauí como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A colaboração entre os estados é considerada essencial para padronizar ações e resolver desafios que podem impactar a eficiência do serviço veterinário oficial, medido pela auditoria do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais, o Quali-SV.
“A troca de informações e conhecimento sobre as ações para a retirada da vacinação entre os estados é fundamental para fortalecer o Brasil nas ações de prevenção contra a febre aftosa”, destaca Sérgio Liocadio.
João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, ressalta que este é um passo importante para o reconhecimento internacional do Piauí como livre de febre aftosa sem vacinação, o que abrirá novos mercados internacionais para o gado e a carne piauiense.
Em novembro, uma comitiva da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) visitará o Brasil para a última avaliação antes da entrega do certificado de reconhecimento, que pode ocorrer em maio de 2025, em Paris, França.
Por Ascom.