Região Norte do estado tem previsão de chuva com descargas atmosféricas a partir de domingo, 26
O Tocantins registrou 1.641.833 descargas atmosféricas no primeiro quadrimestre do ano, com uma média mensal de 410.458 raios. É como se, em cada dia do ano, tivessem caído 13.681 raios no Estado. O número apesar de ser elevado, é 38% menor do que o registrado no primeiro quadrimestre de 2023, quando foram contabilizadas 2.664.110 descargas atmosféricas.
As informações foram divulgadas neste sábado (25) pela Energisa Tocantins. Confira os dados mensais:
Janeiro: 485.343
Fevereiro: 180.394
Março: 659.913
Abril: 316.183
Total: 1.641.833
Apesar do período de calor, o estado ainda deve receber precipitações na próxima semana. “A tendência indica condições para chuva moderada a localmente intensa, que pode vir acompanhada de descargas atmosféricas no Norte do Tocantins, a partir de domingo, dia 26, até terça-feira, dia 28”, explica a meteorologista e consultora do Grupo Energisa, Ana Paula Paes.
Segurança e rede elétrica
De acordo com o coordenador da Energisa, Tony Franco, as descargas atmosféricas, geralmente acompanhadas de fortes rajadas de vento, podem lançar objetos na rede elétrica, prejudicando o fornecimento de energia. “Embora estejamos entrando em um período de estiagem, é fundamental manter os cuidados com a rede elétrica. Chuvas torrenciais são mais raras nesta época, mas ainda podem ocorrer. Por isso, é importante estar sempre atento aos equipamentos na tomada, desligando-os em caso de chuvas inesperadas, e buscar abrigo em local seguro”, explicou.
O coordenador acrescentou que, além disso, o Estado está entrando no período de estiagem, o que pode resultar em queimadas próximas da rede. “Reforçamos que nunca se deve provocar queimadas para eliminar lixo ou limpar terrenos. Busque alternativas mais seguras e sustentáveis para a eliminação de resíduos. Em caso de dúvidas pesquisa sobre os cuidados que devem ser tomados ou peça orientações aos bombeiros. Lembre-se, não jogue pontas de cigarro em áreas naturais; descarte-as adequadamente em lixeiras apropriadas”, destacou.
A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.