O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza nesta terça-feira, 29, a partir das 10h, o seminário “Diálogos Tocantins: Sustentabilidade no Campo”, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O evento acontece no Hotel Girassol Plaza, em Palmas, e reunirá representantes de entidades públicas e privadas para debater os rumos da produção agropecuária sustentável no Estado.
A abertura oficial contará com a participação do governador Wanderlei Barbosa; do representante residente do PNUD, Claudio Providas; do embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri; do enviado especial da Noruega, Andreas Dahl Jørgensen; e de Elso Júnior, da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA-MAPA). A mesa inicial apresentará a visão estratégica do Estado para o fortalecimento da sustentabilidade no campo.
Ao longo do dia, serão promovidos debates sobre experiências práticas, políticas públicas e o papel das instituições no incentivo à agricultura regenerativa. O painel temático contará com a presença do secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Jaime Café; da presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos; do pesquisador da Embrapa Pedro Alcântara; do agropecuarista Celso Guelfi; do representante da CI Brasil, Beto Mesquita; e de Edmilson Rodrigues, do Ruraltins.
Com apoio institucional da Seagro, o seminário também buscará esclarecer equívocos relacionados ao comprometimento do setor agropecuário tocantinense com as normas internacionais de sustentabilidade. Um dos objetivos centrais é fortalecer o papel do grupo gestor do Plano ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono) como espaço de diálogo e colaboração entre os diferentes atores envolvidos na transição para uma produção mais sustentável.
A programação se encerra com uma visita técnica à Fazenda Encontro da Natureza, localizada no município de Silvanópolis, onde os participantes poderão conhecer práticas sustentáveis implementadas no campo.
PNUD
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) contribui, há mais de 50 anos, para o crescimento inclusivo e sustentável, de forma contínua e em bases democráticas, sempre em parceria com o Estado, a sociedade civil organizada e o setor privado. O PNUD, atualmente em 170 países e territórios, tem a constante missão de alinhar seu trabalho às necessidades do país, colaborando no desenvolvimento de políticas, habilidades de liderança, capacidades institucionais, resiliência e, especialmente, erradicação da pobreza e redução de desigualdades e exclusão social.
Com informações da Seagro.