No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial da Água, um marco que ressalta a importância dos recursos hídricos e busca fomentar a conscientização global sobre questões relacionadas à água.
Comprometida com a conservação desse recurso, a Energisa Tocantins tem implementado medidas para reduzir o consumo de água. Uma dessas iniciativas é o sistema de reaproveitamento da água condensada dos aparelhos de ar-condicionado. Esse sistema consiste na captação da água dos equipamentos, que é posteriormente reutilizada na limpeza das áreas comuns das unidades administrativas da empresa.
Em 10 localidades onde a Energisa Tocantins opera, foram instalados reservatórios para coletar a água condensada, resultando em economias significativas no consumo de água. Os números abaixo demonstram o impacto desses esforços:
– Augustinópolis: 3 reservatórios – Economia de 45 litros por semana
– Araguatins: 3 reservatórios – Economia de 45 litros por semana
– Dianópolis: 6 reservatórios – Economia de 90 litros por semana
– Colmeia: 2 reservatórios – Economia de 40 litros por semana
– Gurupi (Agência): 3 reservatórios – Economia de 45 litros por semana
– Gurupi (Adm. Regional): 8 reservatórios – Economia de 120 litros por semana
– Luzimangues: 2 reservatórios – Economia de 40 litros por semana
– Tocantinópolis: 4 reservatórios – Economia de 90 litros por semana
– São Bento:2 reservatórios – Economia de 40 litros por semana
– Paraíso do Tocantins 4 reservatório – Economia de 90 litros por semana
“Em tempos de economia e sustentabilidade é fundamental a preocupação com a utilização consciente dos recursos naturais. A água é um recurso que, pela sua escassez em alguns lugares e pela forma como vem sendo utilizada, merece atenção especial”, explica o Gerente de Gestão e Projetos da Energisa, Leandro Fernandes.
Os resultados alcançados através desse sistema têm sido satisfatórios. Conforme os cálculos de economia de água divulgados pelo projeto de reservatórios, cerca de 645 litros de água são coletados semanalmente, totalizando 2,5 mil litros por mês e 30 mil litros por ano.
“Os benefícios vão além dos financeiros, porque a questão principal que trabalhamos é o uso consciente dos recursos naturais. É uma medida para mitigar os impactos ambientais decorrentes do uso excessivo da água, e direcionando eles para usos não potáveis, como a limpeza de nossos edifícios e manutenção dos nossos jardins”, reforça Leandro.
O processo
O ar-condicionado capta água do ar por meio de um processo chamado condensação. Durante o funcionamento do ar-condicionado, o ar úmido é resfriado dentro da unidade evaporadora, fazendo com que o vapor de água contido no ar se condense em forma de gotículas de água. Essas gotículas são então coletadas pelos reservatórios instalados em cada unidade. Em seguida, a água coletada é utilizada para diversos fins, como irrigação dos jardins e limpeza das áreas comuns dos prédios.