por Lidiane Moreira/Governo do Tocantins
Para garantir mais agilidade e acessibilidade no atendimento de denúncias contra o meio ambiente, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), ampliou seus canais de comunicação. A Linha Verde, já reconhecida como um meio eficiente para reportar infrações e crimes ambientais, ganhou reforço. Há mais de dois anos, as denúncias podem ser feitas também via aplicativo de mensagens, o WhatsApp e, também, pelo Portal do Cidadão.
Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, por ligação no 0800 063 11 55 e por mensagem pelo Linha Verde Zap (63) 99106-7787, e via internet, em qualquer dia e horário, no Portal do Cidadão. Em 2023, foram cerca de 200 denúncias atendidas nestes canais e também via ofício de órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Tribunal de Justiça (TJ) e o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Além do 0800, as plataformas on-line e o site específico garantem um processo eficiente e descomplicado. A ampliação dos canais objetiva incentivar a participação ativa da comunidade na proteção do nosso meio ambiente, o sigilo encoraja denúncias que podem ser feitas anonimamente. É um compromisso do governo em garantir a preservação dos recursos naturais com a colaboração da sociedade”, avalia o gerente de Fiscalização, Cândido José dos Santos Neto.
Para eficiência do atendimento, é importante que o denunciante esteja munido de informações mínimas acerca do fato, bem como da localização e registro de imagens, e, se possível, informações acerca do possível autor. A denúncia pode ser feita de forma identificada ou anônima. No entanto, mesmo naquelas identificadas, fica resguardada a identidade do denunciante.