Por Stefani Cavalcante, g1 Tocantins
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 67 cidades do Tocantins. O aviso é válido até esta segunda-feira (26), às 10h. O alerta amarelo, que indica perigo em potencial, é para as regiões do Bico do Papagaio, norte e central.
Nesse período, o volume das chuvas podem variar entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Há previsão de chuvas no estado até início de março. Segundo o Inmet, entre os dias 27 de fevereiro à 6 de março, as chuvas devem ter volume acima de 50 milímetros.
Em Araguaína a previsão é de chuva para segunda e terça-feira, dias 26 e 27. É previsto pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na segunda a temperatura máxima será de 32 graus e mínima de 23.
No Bico do Papagaio, em Augustinópolis, a previsão é de dia nublado na segunda e terça, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nos dois dias a temperatura máxima será de 29 graus e mínima de 24.
Em Guaraí, na região central, a chuva deve cair no período da tarde e noite na segunda. A temperatura máxima será de 32 graus e mínima de 23. Na terça também há previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Já em Palmas a temperatura máxima será de 34 graus e mínima de 22. A previsão é de chuvas para o período da tarde e noite na segunda-feira.
Recomendações durante temporais
- Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
- Não faça manutenções quando estiver chovendo
- Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
- Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193
Diante dos riscos associados às descargas elétricas durante temporais, a Energisa Tocantins também fornece à população algumas orientações de segurança com a rede elétric:
- Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
- Evite o uso de aparelhos conectados à tomada durante temporais.
- Desconecte cabos telefônicos, de TV por assinatura e fiação de antenas para prevenir danos.
- Aterre a rede elétrica da residência ou comércio sempre que possível.
- Evite o uso de chuveiro elétrico, secador e chapinha.
- Procure abrigo em construções ao ouvir trovões; feche vidros e janelas.
- Em campo aberto, agache-se com as mãos na nuca e pés juntos ao ouvir trovões.
- Evite ficar próximo a árvores e torres durante tempestades.
- Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar.
- Não toque em fios caídos ou objetos em contato com a rede elétrica, pois podem estar energizados.
Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.