Unidade foi projetada para otimizar o recebimento e armazenamento de grãos, com foco na segurança e na qualidade dos produtos.
Com o início das operações em maio de 2022, o entreposto da Frísia Cooperativa Agroindustrial, localizado em Dois Irmãos do Tocantins, se destaca como o mais avançado e tecnológico entre as unidades da cooperativa. Projetado com o que há de mais moderno em infraestrutura e eficiência, o entreposto foi concebido para otimizar o recebimento e armazenamento de grãos, com foco na segurança e na qualidade dos produtos.
Com capacidade estática para armazenar 42 mil toneladas de grãos, o entreposto possui duas linhas independentes de recebimento e secagem, cada uma com capacidade para 300 toneladas por hora (t/h), acelerando significativamente o processo de descarga, resultando em maior produtividade e agilidade nas operações, beneficiando diretamente os cooperados e toda a cadeia de abastecimento.
De acordo com Rossano Fagundes, coordenador operacional da unidade, o grande diferencial do entreposto é a segurança. “A operação é totalmente automatizada e controlada remotamente, eliminando a necessidade de contato direto dos operadores com dispositivos elétricos. O sistema supervisório, integrado a um banco de dados, registra todo o histórico das operações e gera relatórios detalhados de produção, paradas, alarmes e falhas, garantindo monitoramento preciso”, explica.
Outro aspecto importante do entreposto é o seu design ao nível do solo, que elimina a necessidade de poços e túneis subterrâneos. Essa característica não apenas aumenta a segurança dos colaboradores, ao afastá-los de espaços confinados, como também melhora o controle de qualidade dos grãos armazenados. A ausência de túneis previne o acúmulo de poeira, reduzindo os riscos de explosão, além de evitar a proliferação de roedores, fatores que podem comprometer a integridade do produto.
Com essas inovações, o entreposto de Dois Irmãos do Tocantins reafirma o compromisso da Frísia em investir continuamente em tecnologia e segurança, melhorando os processos produtivos e garantindo a entrega de produtos com alto padrão de qualidade. “Todos os silos possuem sistemas automatizados de termometria e aeração, controlados remotamente, em conformidade com os requisitos da Instrução Normativa nº 29 do Ministério da Agricultura”, acrescenta Fagundes.
Por Kiw Assessoria.