O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e em parceria com a Croplife Brasil (CLB), realiza nesta quinta-feira, 12, no período das 8 às 16h30, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária dos Servidores do Estado (Igeprev), em Palmas, um workshop sobre agrotóxicos ilegais. O objetivo do evento é promover o aprimoramento da fiscalização no tocante à comercialização ilegal de insumos agrícolas.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Adapec, Paulo Lima; do superintendente Federal de Agricultura (SFA/TO), Elso Polizel; do procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), Álvaro Manzano; do gerente de Combate a Insumos Ilegais da Croplife Brasil, Nilto Mendes; além dos servidores da Adapec.
Na ocasião, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Adapec e a Croplife Brasil, com o intuito promover o desenvolvimento de ações conjuntas para incrementar as boas práticas no uso de insumos agrícolas.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, celebra o acordo. “Firmamos um termo de compromisso entre a Adapec e a CropLife, para traçar ações em prol do combate ao mercado clandestino de agrotóxicos, sobretudo na fiscalização, além de aprimorar as boas práticas de uso de defensivos agrícolas”, pontuou o gestor.
“Este workshop celebra uma importante parceria com a Adapec, onde o nosso intuito é a troca de informações e experiências entre os órgãos participantes, com foco no desenvolvimento de ações para coibir a comercialização de insumos agrícolas ilegais no Tocantins”, explicou o representante da CLB, Nilto Mendes.
Programação
Durante o workshop, serão abordados temas relacionados às ações estaduais de fiscalização, legislação sobre agrotóxicos, inteligência na repressão e fiscalização, indústrias químico e biológico, dentre outros assuntos.
Participantes
Além da Adapec e da CropLife Brasil, o evento conta com a participação de órgãos ligados à fiscalização, como Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea/TO); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar; Polícia Federal; Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); e Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Por Mateus Soares/Secom Tocantins.