quarta-feira, 02 de julho de 2025.
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • VÍDEOS
  • ARTIGOS
  • CONTATO
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Instalação de Plugin : Ícone do carrinho precisa WooCommerce plugin para ser instalado.
  • Login
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Agricultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Agricultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
Sem resultados
Ver todos resultados
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Agricultura Familiar

Companhias miram pequeno produtor com marketplaces

por Yuri Felipe Sousa - Jornalista
em: 19/11/2024 11:47
Cat.: Agricultura Familiar
A A
Companhias miram pequeno produtor com marketplaces

Francisco Martinez: operações de crédito do Broto atreladas a compras. (Foto: Divulgação/Broto).

CompartilharCompartilhar

As empresas do setor agropecuário estão cada vez mais migrando seus negócios do ambiente presencial para o ambiente virtual quando o objetivo é vender. Os marketplaces fazem parte do dia a dia dos agricultores, e não só para comprar produtos , mas também para a tomada de créditos e financiamentos, em um movimento que cresce desde a pandemia, que acelerou a digitalização do setor.

O Broto, plataforma digital de agronegócio do Banco do Brasil, movimentou R$ 2 bilhões em negócios entre novembro de 2023 e de 2024. Desde o início da operação, em 2020, o movimento já soma R$ 7,9 bilhões. O marketplace reúne cerca de 800 empresas, e há hoje cerca de 23 mil anúncios ativos em 19 categorias de produtos e serviços.

LEIA TAMBÉM

Produtor rural colhe mamão de quase 7 kg no Tocantins: ‘Muito acima da média’

Plano Safra 25/26 fortalece agricultura familiar com investimento de R$ 78,2 bilhões

Segundo Francisco Roder Martinez, diretor-executivo do Broto, o pódio nos negócios é ocupado por tratores, insumos e serviços. “No último ano, foram realizadas 1.987 operações de crédito no Broto, todas elas atreladas à aquisição de algum produto anunciado em nosso marketplace.”

Em 2025, o Broto vai lançar um clube de assinaturas para conectar o produtor às melhores ofertas e soluções. Além disso, há um piloto em fase de teste para digitalizar a operação de barter.

Lançado em 2023, o E-agro, marketplace do Bradesco, também busca atingir essa parcela de produtores cada vez mais “digitais”. Em menos de dois anos, a plataforma tem 40 mil usuários cadastrados que buscam crédito, máquinas e insumos.

O E-agro atende produtores de todos os portes, porém a demanda é consideravelmente maior entre pequenos e médios. Os produtores das regiões Sudeste e Sul são os que demonstram mais interesse pelas soluções oferecidas, afirma Nadege Saad, diretora do E-agro.

“De janeiro a setembro, geramos quase R$ 500 milhões em oportunidades de negócios para os parceiros”, diz ela. E a expectativa é dobrar esse volume até o fim de 2024, “com grande contribuição das linhas de crédito rural do ano-safra 2024/25”, acrescenta.

Empresas de conectividade também apostam em marketplaces. A Sol, do grupo RZK, lançou uma loja virtual em outubro para facilitar a aquisição de serviços de conectividade rural. A iniciativa também é voltada aos pequenos agricultores, já que muitas vezes “o grande [produtor] demanda um atendimento presencial e um especialista exclusivo”, afirma Sonia Proença, diretora comercial da Sol.A ‘loja Sol’ vende online o que já é negociado presencialmente pela equipe de campo. “Isso nos leva para áreas que ainda não foram exploradas”, diz. A meta da companhia é atingir 3.500 novos produtores rurais.

O marketplace vende seis soluções, com destaque para inteligência climática. Segundo Proença, os planos oferecem desde serviços básicos por preços mais acessíveis até pacotes completos que exigem mais investimento por parte do produtor.

Na companhia de fertilizantes Cibra, a aposta é na integração entre o físico e o digital. Sua assistente virtual, ‘Cibele’, é uma espécie de “engenheira agrônoma” que auxilia os agricultores na busca de produtos. A negociação pode ser concluída online ou presencialmente com a equipe de vendas, de acordo com Kelly Nakaura, diretora de comunicação, marketing e produtos da Cibra.

Na empresa, cerca de 30% das transações passam por alguma das plataformas em algum momento da compra de produtor, seja no CibraStore, via ‘Cibele’, ou nos marketplaces parceiros, como Agrofy, E-Agro, ClubeAgro e Broto. “Se considerarmos também as “lojas” das revendas nesses mesmos marketplaces, o percentual aumenta significativamente”, diz.

O CibraStore foi lançado em 2020 e contribuiu com o crescimento de 16% no volume de vendas da empresa no primeiro ano de funcionamento. Em 2021, o incremento foi de 20%, influenciado também pela criação da engenheira agrônoma virtual. “Em 2022, entramos nos marketplaces do agro, que contribuíram para o resultado de crescimento de 60% em vendas”, afirma Kelly Nakaura.

Por Globo Rural.

Tags: Agriculturaagricultura familiarMarketplacesPequeno Produtor
Anterior

PIB da agropecuária deve cair em 2024 e retomar crescimento em 2025

Próximo

CNA divulga balanço de 2024 e perspectivas do agro para 2025 no dia 11 de dezembro

Yuri Felipe Sousa - Jornalista

OUTRAS MATÉRIAS

Produtor rural colhe mamão de quase 7 kg no Tocantins: ‘Muito acima da média’
Agricultura Familiar

Produtor rural colhe mamão de quase 7 kg no Tocantins: ‘Muito acima da média’

02/07/2025
Plano Safra 25/26 fortalece agricultura familiar com investimento de R$ 78,2 bilhões
Agricultura Familiar

Plano Safra 25/26 fortalece agricultura familiar com investimento de R$ 78,2 bilhões

30/06/2025
Famílias rurais do Tocantins serão beneficiadas com criação de sete assentamentos em terras da União
Agricultura Familiar

Famílias rurais do Tocantins serão beneficiadas com criação de sete assentamentos em terras da União

30/06/2025
Nova Rosalândia recebe projeto de distribuição de 35 mil toneladas de calcário para agricultores familiares
Agricultura Familiar

Nova Rosalândia recebe projeto de distribuição de 35 mil toneladas de calcário para agricultores familiares

26/06/2025
Visita de Lula a Araguatins, no norte do Tocantins, gera expectativa nesta sexta-feira
Agricultura Familiar

Visita de Lula a Araguatins, no norte do Tocantins, gera expectativa nesta sexta-feira

25/06/2025
Tocantins recebe cursos da Codevasf para operadores e técnicos de máquinas pesadas
Agricultura Familiar

Tocantins recebe cursos da Codevasf para operadores e técnicos de máquinas pesadas

23/06/2025
Próximo
Plantio terá que ser preciso para não comprometer os resultados da safra 2024/25

CNA divulga balanço de 2024 e perspectivas do agro para 2025 no dia 11 de dezembro

Histórico: Tocantins projeta 1,5 milhão de hectares cultivados e 12% de crescimento na produção de soja, destacando-se no cenário nacional

Histórico: Tocantins projeta 1,5 milhão de hectares cultivados e 12% de crescimento na produção de soja, destacando-se no cenário nacional

Tocantins tem eleito o melhor fornecimento de energia das regiões Norte e Centro-Oeste do país

Mais de 148 mil famílias tocantinenses podem ter descontos na conta de energia; saiba como ser beneficiado

+ LIDAS

Confira a programação da Expoara 2024

Confira a programação da Expoara 2024

23/06/2025
Filho de ex-prefeito é assassinado a tiros durante assalto em fazenda; criminosos fogem com carros e reféns

Filho de ex-prefeito é assassinado a tiros durante assalto em fazenda; criminosos fogem com carros e reféns

23/06/2025
Endividado, megaprodutor do Tocantins paralisa pagamento aos credores

Endividado, megaprodutor do Tocantins paralisa pagamento aos credores

23/06/2025
Calendário de eventos agro no Tocantins: Confira as principais feiras, exposições e festas ao longo de 2025

Calendário de eventos agro no Tocantins: Confira as principais feiras, exposições e festas ao longo de 2025

30/06/2025
Confira a programação da 49ª Expo Gurupi

Confira a programação da 49ª Expo Gurupi

23/06/2025

LEIA TAMBÉM

Fundação ABC realiza primeiro ensaio na área de atuação da Castrolanda no Tocantins

Fundação ABC realiza primeiro ensaio na área de atuação da Castrolanda no Tocantins

23/06/2025
Projeto Peixara conclui nova expedição no Rio Araguaia, com apoio do Sicoob UniCentro Br 

Projeto Peixara conclui nova expedição no Rio Araguaia, com apoio do Sicoob UniCentro Br 

23/06/2025
VLI conquista Prêmio Inovativos em duas categorias por soluções digitais sustentáveis

VLI conquista Prêmio Inovativos em duas categorias por soluções digitais sustentáveis

23/06/2025
Mapa da Embrapa revela as regiões com maior potencial agrícola no Brasil com destaque ao Matopiba

Mapa da Embrapa revela as regiões com maior potencial agrícola no Brasil com destaque ao Matopiba

23/06/2025

SOBRE

Tocantins Rural
Tocantins Rural

O objetivo desse site é fazer com que o produtor, o lojista, o pesquisador e o investidor fiquem bem informados sobre o que acontece no Tocantins quando o assunto é agronegócio e agricultura familiar.

EDITORIAS

  • Agricultura
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Estadual
  • Inovação
  • Meio Ambiente
  • Nacional
  • Pecuária
  • Pesca e Agricultura
  • Política

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Acervo
  • Média Kit
  • Contato

ATENDIMENTO

Segu-Sex: 08h-18h
(63) 98447-6190
tocantinsrural.brasil@gmail.com

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Artigos
  • Destaques
  • Inovação
  • Estadual
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Agricultura
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Nacional
  • Vídeos

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.