A Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) participará da 26ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2026), realizada entre os dias 12 e 16 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Durante o evento, a pasta apresentará os projetos públicos de irrigação e as ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins para fortalecer o setor agrícola e ampliar o desenvolvimento sustentável no estado. O estande da Secihd estará localizado no Pavilhão Institucional.
No Tocantins, os projetos públicos de irrigação têm papel estratégico no aumento da produção agrícola, especialmente em regiões com elevado potencial produtivo. Nesta edição da Agrotins, ganham destaque os projetos de irrigação Manuel Alves, em Dianópolis; e Rio Formoso, em Formoso do Araguaia, responsáveis pela irrigação de áreas destinadas ao cultivo de arroz, soja, frutas e outros alimentos.
Com o tema Origem rastreada, qualidade comprovada, a Agrotins 2026 também será uma oportunidade para a Secihd apresentar a importância da infraestrutura hídrica no fortalecimento da produção agrícola e da economia tocantinense.
O secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, Samuel Ferreira, destaca a relevância da participação da pasta na feira. “O Governo do Estado, por meio da Secihd, é responsável pelos projetos públicos de irrigação e também por obras e serviços de infraestrutura hídrica. Participar da Agrotins é uma oportunidade de mostrar a força dessas iniciativas e os resultados alcançados pela produção irrigada no Tocantins”, afirma.
Agrotins 2026
Com 26 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil. A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em parceria com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisa e ensino.
Por Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins.















