A partir desta semana, as empresas ligadas ao agro podem se inscrever para participar do prêmio “Melhores do Agronegócio 2024”, que neste ano chega à sua 20ª edição. A premiação é realizada pela Globo Rural, em parceria com a Serasa Experian, que é responsável pela coleta, processamento e análise dos dados das companhias selecionadas.
O anúncio das campeãs vai ocorrer em um evento previsto para novembro deste ano, quando a Globo Rural lançará mais uma edição do Anuário do Agronegócio. A publicação é poderosa ferramenta de consulta, já consolidada como a mais tradicional e completa sobre os negócios do setor.
Além das venedoras por segmento, as companhias concorrem a prêmios especiais de “Maior Empresa do Agronegócio” e de destaques entre “Pequenas e Médias Empresas”, “Cooperativas” e “Sustentabilidade”. Também será anunciada a “Campeã das Campeãs” entre as 500 melhores empresas do agro.
O resultado em cada setor de atividade será determinado com base nos pontos obtidos por cada empresa, em cada um dos dois quesitos de avaliação. A análise com base nos índices financeiros tem peso de 70% na nota final e o de responsabilidade socioambiental, de 30% da nota final.
No Anuário do Agronegócio, a Globo Rural lista as TOP 10 por indicadores em cada um dos setores e mostra os dados financeiros das 500 maiores empresas. Na publicação, os leitores poderão conhecer as histórias das empresas vencedoras, que são escolhidas pela Serasa e uma comissão de especialistas, com base em critérios técnicos de avaliação de resultados financeiros e aspectos sobre responsabilidade socioambiental.
As empresas serão classificadas segundo sua atividade principal. Em 2024 serão mais de 20 segmentos analisados: Alimentos e Bebidas; Atacado e Varejo; Aves e Suínos; Bioenergia; Comércio Exterior; Cooperativas; Defensivos Agrícolas; Fertilizantes; Frutas, Flores e Hortaliças; Indústria de Café; Indústria de Carne; Indústria de Soja e Óleos; Laticínios; Máquinas e Equipamentos Agropecuários; Massas e Farinhas; Nutrição Animal; Papel, Celulose e Reflorestamento; Produção Agropecuária; Saúde Animal; Sementes e Serviços Agropecuários e Tecnologia.
A participação é gratuita e todas as empresas atuantes em um dos segmentos ligados ao agro podem se inscrever e participar da pesquisa da realizada pela Serasa Experian. O questionário, que deverá ser respondido até 19 de julho, acompanhado dos demonstrativos contábeis referente aos exercícios de 2022 e 2023, está disponível na página da pesquisa.
Por Globo Rural.