O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), participou de reunião extraordinária com os membros do Conselho Estadual do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), na semana passada, para homologar a adesão de cinco agroindústrias nos municípios de Gurupi, Pau D`arco e Barrolândia.
A homologação compreende o beneficiamento de produtos de abelhas, em Barrolândia e Pau D`arco, entreposto de produtos córneos, em Gurupi e derivados lácteos e queijaria, em Barrolândia.
Segundo a gerente de agroindústria da Seagro, Verônica França, essa adesão é “resultados dos esforços conjuntos das ações de inclusão produtiva desenvolvidas no Estado, que objetivam aumentar o número de agroindústrias familiares produzindo sabores da Terra com qualidade assegurada”, explica.
Continuação
As ações são contínuas nos municípios para o processo de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-TO). Só nos 6 (seis) primeiros meses de 2024, o Susaf-TO teve um crescimento de 117% no número de agroindústrias aderidas. Para o segundo semestre serão desenvolvidas ações direcionadas para apoiar a agricultura familiar do Estado e estimular a adesão ao Sistema.
O Susaf-TO é um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) e o estadual, harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização de agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte do Estado do Tocantins.
A adesão ao Susaf-TO é voluntária e realizada exclusivamente por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município interessado, ficando na Seagro a presidência do sistema.
Por Elmiro de Deus/Governo do Tocantins